The Hampster Dance: Um meme surgido do Geocities


O Hampster Dance ou Hampsterdance é um dos primeiros exemplos de memes da internet . Criado pelo canadense Deidre Lacarte, estudante de arte, para uma página no Geocities, onde vários hamsters em posição horizontal e outros roedores, dançam de várias maneiras em velocidade rápida uma amostra da canção "Whistle Stop", de Roger Miller .
História


O estudante de arte Deidre Lacarte, que estava competindo com sua melhor amiga e irmã para ver quem poderia gerar o maior tráfego, idealizou o Hampster Dance em agosto de 1998 como homenagem ao seu hamster de estimação, chamado "Hampton Hamster". Usando quatro simples gifs animados de hamsters e outros roedores, repetiu dezenas de vezes cada um com um ciclo de música de fundo embutido em HTML, na época em que os recursos dos navegadores eram bastante novos, ele chamou o site de Hampton's Hamster House com a intenção de torná-lo uma estrela da internet.
Inicialmente, o site consistia de uma única página web com quatro hamsters e outros roedores, mais tarde foi redesenhado e apelidado de Hampton, Dixie, Hado, e Fuzzy. O clipe, um arquivo WAV de 9 segundos em loop, foi tirado de uma gravação sped-up de Roger Miller's "Whistle Stop", uma canção escrita em 1973 para o Robin Hood, cartoon da Walt Disney.

Popularidade


Até janeiro de 1999, apenas 800 visitas foram registradas (cerca de 4 por dia), mas sem aviso, saltou para 15 mil por dia. O site se espalhou por e-mail, adesivos para carros e acabou por ser ainda apresentado em um comercial de televisão da Internet Service Provider Earthlink. A popularidade continuou o que fez o Le Cart a redesenhar o site com a adição de uma loja online para camisetas e CDs da música do Hamster. Lacarte falhou ao registrar o nome Hamsterdance, e por algum tempo o domínio hamsterdance.com era de propriedade de sites de humor Nutty. Inicialmente, hampsterdance.com foi usado, e mais tarde hamsterdance2.com . O site webhamster.com é uma cópia do site original completo com o ciclo de 9 segundos do arquivo WAV. Os fãs do site criaram várias versãos da dança original, usando políticios, objetos domésticos e celebridades.


O Hampster Dance, em sua verdadeira forma original, não é mais encontrada no endereço www.hampsterdance.com. O original foi recriado no www.webhamster.com (o "P" foi tirado da palavra "hampster"). Em 2005, o site CNET nomeu o Hampster Dance em primeiro lugar no rank de modas da internet. Em 2010, Mattew Wilkening da AOL Radio rankeou o som "oficial" do Hampster Dance em #79 no top 100 das piores canções já feitas.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Hamster_dance
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url