A censura do jornal Folha de S. Paulo ao blog Desculpe a nossa fAlha

blog desculpe a nossa falha

O Desculpe a nossa fAlha (desculpeanossafalha.com.br) é um blog que fala de outros assuntos relacionados a política e jornalismo, sempre com bom humor. É mantido pelos irmãos, Lino e Mário Ito Bocchini, jornalista e designer. O antigo blog tinha fotomontagens, críticas rápidas e bem-humoradas ao noticiários deles, um gerador de manchetes e gozações em geral com os jornalistas e as campanhas do jornal. Em setembro de 2010 a Folha de S. Paulo tirou do ar o blog Falha de S. Paulo, por meio de uma liminar. Algo inédito na história da justiça e do jornalismo brasileiro. 



A Folha censurou o blog FAlha de S. Paulo por meio de uma liminar e também corre com um processo (de 88 páginas!) pedindo uma indenização por danos morais, em dinheiro. 

No processo, a empresa diz que o motivo da ação é o uso indevido da marca.


Além disso, a Folha conseguiu uma segunda liminar, contra o Registro.br (órgão que gerencia todos os domínios terminados em .br) que impediu a equipe do blog de registrar qualquer coisa semelhante ao que tinham, exemplos: Filha de S. Paulo, Trolha de S. Paulo, etc. 

Mais: congelou judicialmente o domínio falhadespaulo.com.br para que nenhuma outra pessoa o registre. Outra: os blogueiros não podem divulgar o que faziam sob ameaça de multa de 1000 reais por dia! (valor definido na liminar).

Mesmo assim, é possível ver parte do material no blog Boteco Sujo, em um Tumblr (sem nenhuma ligação com os blogueiros) e em uma versão não-autorizada do antigo gerador de manchetes. 

Porém, 90 por cento do conteúdo feito por eles não é achado em lugar algum da internet. Os blogueiros já recorreram da decisão e perderam. O juiz alegou que a Falha era uma "flagrante de concorrência parasita".

O blog continua a mais de 320 dias de censura do jornal Folha de S. Paulo. Acesse o blog para mais detalhes: http://desculpeanossafalha.com.br/?p=63

Fontes: http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2011/01/14/imprensa40233.shtml
http://transparenciasaopaulo.blogspot.com/2011/06/folha-de-sp-permanece-censurando-satira.html
http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/justica-tira-do-ar-site-que-criticava-a-folha-de-s-paulo-20101005.html
http://www.botecosujo.com/2010/10/ditadura-nada-branda-da-folha-de-s.html
http://falhadespaulo.tumblr.com/
http://falha.co.cc/
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url