Documentário Gasland (2010) mostra a irresponsável exploração de gás natural nos EUA

 

Gasland é um documentário de 2010 dirigido por Josh Fox. Foi nomeado ao Oscar 2011 na categoria de Melhor Documentário em Longa-metragem. Mostra como companhias norte-americanas petrolíferas estão prejudicando o meio ambiente e denuncia perfurações em reservas de gás natural. Em algumas casas próximas a áreas de perfuração nos EUA, a água da torneira contém tanto metano que é inflamável! Abaixo, o documentário completo legendado para assistir via streaming gratuitamente no Youtube:

GasLand 2010 - Legendado PT-BR

Devido à possibilidade (e probabilidade) técnica do gás natural conectar com as fontes de água potável  no subsolo e estourar com as formações rochosas e abrir fendas, as evidências desta interferência começaram a surgir nos EUA em várias residências domésticas próximas de explorações, na forma de uma degradação da qualidade da água via aparecimento de cor escura, sabor metálico, e relatos/demonstrações de água que se incendeia. Finalmente, estas evidências são comprovadas pelas análises a amostras de água, onde se detecta a presença anômala de compostos benzênicos, metais pesados, e outros aditivos como glicóis ou tensoativos. Um dos lados mais perversos do documentário é a demonstração de que as autoridades políticas e ambientais estatais e centrais norte-americanas fazem/fizeram vista grossa às evidências preocupantes, encorajando os cidadãos a recorrerem a um advogado para contestar a título independente a clara degradação da qualidade de vida, e o aumento de riscos de saúde. É a falência do Estado e um evidência do fronteira tênue entre lobby e corrupção ao nível das lideranças políticas.

Fontes: https://engenharia-quimica.blogspot.com/2018/12/sobre-o-documentario-gasland-e-os-fins.html https://cienciahoje.org.br/coluna/gas-de-xisto-revolucao-ou-insanidade/

Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url