sexta-feira, 29 de junho de 2018

Como criar um blog simples no Wordpress

Saber como criar um blog nos tempos de hoje não é difícil. Existem ferramentas intuitivas que possibilitam qualquer pessoa construir o seu blog, efetuar postagens e, com isso, ter mais presença digital. As vantagens de ter um blog são várias e por meio dele você tem condições impulsionar um empreendimento, divulgar portfólios dos seus trabalhos ou simplesmente divulgar as suas ideias.


Por outro lado, para ter um blog rentável, você necessita de dedicação para fazer com que ele atraia leitores. Além disso, é importante levar em consideração a plataforma que será o suporte do seu blog.

Nesse caso nós recomendamos o Wordpress, que é um sistema de código aberto, tem boas alternativas de personalização e é intuitivo e de fácil assimilação. Para você criar o seu blog, você deve definir um domínio e uma hospedagem para o mesmo.

Essa etapa é muito importante, pois o domínio e a hospedagem são os passos iniciais de qualquer projeto web. Salientamos também que com uma boa hospedagem o seu blog passa a ter mais recursos, tais como melhor segurança contra invasores.

As etapas para você criar o seu blog no Wordpress

De posse do domínio e da hospedagem para o seu blog, chega a hora de tornar o seu projeto realidade. Veja a seguir as simples etapas para criar um blog no Wordpress.

1º passo - Instale ou faça o download do Wordpress

A maioria dos serviços de hospedagem de sites já conta com a plataforma disponível para instalação o que facilita muito o processo de criação de um blog ou site.

Caso prefira, você também poderá efetuar o download diretamente no site do Wordpress. O procedimento de download é rápido e gratuito.

2º passo – Altere as configurações da plataforma

O Wordpress tem como uma das suas principais características a facilidade de personalização. Por isso, para você realizar as configurações necessárias, você deve efetuar o login no painel de controle.

Depois disso, você deve acessar a aba “Configurações > Geral”. Desse modo você vai estar apto a alterar detalhes como o idioma, a data e o fuso-horário. Repare que você vai encontrar diferentes alternativas de formato de exibição de datas para as suas postagens.

Sendo assim, você pode optar pelo formato M/D/A ou o D/M/A. Depois de decidir qual é o mais adequado, clique em “Salvar Alterações”.

Lembre-se também que você pode configurar os comentários que irão aparecer em suas postagens. Você pode habilitar ou desabilitar comentários, bem como adotar restrições diante de determinadas palavras.

3º passo - Escolha um tema para o seu blog

Chegou a hora de uma das etapas mais importantes do processo de criação de um blog: dar um “cara” para ele. Por isso é essencial que, para ter uma identidade coerente, o tema deve estar de acordo com o assunto do seu blog.

O Wordpress possui muitos temas. Para pesquisá-los vá até ao diretório de temas do Wordpress acessando a aba “Aparências>temas”.

Você vai encontrar uma caixa de pesquisa. Digite nela algum termo que imagina para o seu projeto (negócios, por exemplo) e escolha a opção que mais se adéqua ao seu projeto. Logo depois inicie o processo de instalação com um clique.

Ao ver a mensagem alertando que a instalação foi devidamente concluída, é só clicar na opção “Ativar”

4º passo - Instale alguns plugins

Os plugins são recursos que fornecem mais funcionalidades para um determinado site. Por meio de plugins você tem a capacidade de “equipar” o seu blog com características que o tornam mais versátil e completo.

Para fazer a instalação dos plugins que você considera pertinentes, é preciso acessar “plugins > adicionar novo”. Em seguida, procure o tipo de plugin que você quer instalar.

Para finalizar é só clicar na alternativa “Instalar” e em seguida “Ativar”. O processo é o mesmo para a instalação de um tema.

Alguns exemplos de plugins que podem ser úteis para você são o Akismet, que atua protegendo o seu blog contra spam; e o Print Friendly and PDF, que disponibiliza o conteúdo do seu blog no formato PDF.

5º passo - Faça a sua primeira postagem

Para efetuar a sua primeira postagem, escreve um post na caixa de textos. Lembre-se que você pode inserir em sua postagem arquivos de vídeo e imagens.

Após realizar o upload da mídia selecionada, clique na alternativa “Inserir no post”. Depois de finalizar esse processo de redação e inserção de mídias, vá em “Visualizar”, com isso você verá se a sua postagem está adequada.

Caso tudo esteja correto é só clicar na alternativa “publicar”. Com isso, está adicionada a sua primeira postagem no seu blog Wordpress.

Lembre-se que com o passar do tempo você pode alterar temas, instalar novos plugins e personalizar o seu blog como considerar conveniente. O importante é sempre mantê-lo atualizado para sempre atrair leitores.

Conclusão

Viu como não é uma tarefa difícil a criação de um blog Wordpress? Com o seu blog ativado e constantemente atualizado, você terá mais presença digital, podendo até mesmo encontrar maneiras de lucrar com as suas postagens.

A plataforma permite criar projetos web sensacionais que vão de simples blogs até grandes portais de noticiais ou e-commerces. Tem uma ideia de blog em mente, que tal pôr em prática agora mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...