Vevo: a maior plataforma de clipes musicais da internet


 Vevo (www.vevo.com) é um site de vídeos musicais e entretenimento. É um empreendimento conjunto entre as empresas Universal Music Group, Sony Music Entertainment e a Abu Dhabi Media. Também apresenta conteúdo de outras gravadoras como a EMI (subsidiária da Universal Music) e da Disney Music Group e também de redes de TV estadunidense como a CBS. Todo conteúdo do Vevo é hospedado em seu site oficial e também no Youtube (www.youtube.com/user/VEVO), que é licenciado.

O Vevo produz e/ou apresentam vários eventos como shows, entrevistas e premiações musicais, são os chamados "Vevo Originals" pelo próprio. O acesso ao site é gratuito e não exige cadastro mas é necessário visualizar alguma propaganda dos parceiros do Vevo antes do vídeo começar. O cadastro gratuito fornece recomendações de músicas, sincronização com iTunes, entre outros recursos.

Canal oficial da Vevo no Youtube


O Canal oficial Vevo no YouTube existe desde 2006 embora fosse completamente desconhecido durante seu desenvolvimento e ainda não havia sido vendido para as gravadoras globais que sempre foram os alvos para o crescimento do projeto e o sucesso mundial. A primeira a comprar o serviço foi a UMG criando o canal para o seus artistas exatamente no dia 11 de maio de 2009. Depois da SME e a EMI entrarem no projeto, o serviço finalmente foi disponibilizado oficialmente em 8 de dezembro de 2009, sendo que após esta data, todos os vídeos carregados no YouTube pelos usuários sem a permissão devida são censurados e/ou excluídos. No portal, além de vídeos, é possível comprar ingressos para concertos dos artistas das gravadoras. Uma das razões citadas para o lançamento do Vevo é a competição que vídeos musicais apresentam dentro do YouTube. No Brasil, o site foi lançado em 14 de agosto de 2012, sendo o sétimo país do mundo a receber o serviço e o primeiro cuja língua não é inglesa. Vevo também está disponível para uma variedade de plataformas, incluindo o iPhone, Android, Windows Phone, o Google TV, Boxee, Roku e Xbox 360.

Motivo da criação da Vevo


O serviço foi especialmente criado para combater a pirataria virtual e permitir que o conteúdo sob concessão destas empresas pudesse ser hospedado no Youtube, fazendo com que o mesmo bloqueasse todo o conteúdo sob o protocolo HTTP 403 para navegadores de internet não oficiais. 

Vevo Certified


Em junho de 2012, foi criado o "Vevo Certified" para os vídeos que ultrapassavam 100 milhões de visualizações. A cada edição, um artista diferente faz uma série de entrevistas com o Vevo. Britney Spears é a única artista a ter vídeos feitos em três décadas diferentes que ganharam o certificado. Rihanna é a cantora com mais certificados da história, sendo 22. Justin Bieber aparece em segundo com 15.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vevo
https://tecnoblog.net/110190/vevo-site-brasil/
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url