quarta-feira, 3 de junho de 2015

Iba Clube - acesso ilimitado a revistas do grupo Abril

O iba, agora oferece uma opção de assinatura mensal que dá acesso a exemplares ilimitados de revistas do grupo Abril. Chamado iba clube (www.iba.com.br/iba-clube), o sistema é similar ao que é usado pela Netflix para acesso aos filmes, mas adaptado ao mercado de publicações digitais.
O iba clube foi lançado de forma discreta em março de 2014. Por enquanto, o iba clube oferece um cardápio de 28 revistas mensais da Abril e de outras editoras.  

Como funciona
O primeiro mês é gratuito. Depois dele, o usuário paga uma assinatura mensal de 19,90 reais. A pessoa escolhe quatro revistas mensais e tem acesso a toda a coleção delas (que geralmente inclui dois anos de edições da revista), podendo ler quantas edições quiser. O preço é atraente em comparação com o que custam exemplares avulsos e assinaturas convencionais.  Um pagamento adicional permite acrescentar revistas semanais e quinzenais à assinatura. As revistas digitais são lidas por meio de apps para iPhone, iPad, tablets com Android, PCs com Windows e Mac. Quando o usuário cancela sua assinatura, o acesso às revistas é interrompido.


Na Minha Opinião
Sou fã da revista Superinteressante, e queria fazer novamente a assinatura da revista mas apenas no modelo digital. No site da Assinaturas Abril, a assinatura de 1 ano da revista à vista sai por 176,40 reais, por 21 edições, com parcelamento em até 10 vezes. Achei caro mas... Decidi visitar o Portal Iba (http://www.sequelanet.com.br/2012/03/portal-iba-vendas-de-livros-jornais-e.html), pra saber se era possível comprar apenas edições individuais e, pra minha surpresa, o grupo Abril abandonou o Portal Iba, que vendia jornais e livros digitais e focou apenas no Iba Clube:
"Com o sucesso nas vendas de assinaturas de revistas digitais, que já alcançam a marca de 570 mil, a Abril decidiu focar a atuação de distribuição de conteúdo digital exclusivamente no segmento. Como consequência, o iba terá suas atividades concentradas na distribuição de revistas para assinantes e no iba clube, serviço de acesso ilimitado a revistas digitais lançado em março deste ano. Com isso, até o final do ano e-books e jornais não farão mais parte das operações do iba. " 
De cara gostei do modelo de serviço do Iba Clube, similar ao Netflix (que já assino). Mesmo com nota negativa do aplicativo Iba 2,2 de 5,0 no Google Play, e críticas negativas no portal Reclame Aqui (http://www.reclameaqui.com.br/8918066/iba/iba-revistas-e-pessimo-nao-recomendo/). fiquei com receio mas ainda assim quis testar, já que o primeiro mês é grátis e o aplicativo para Android é novo (o antigo, que já usei, era péssimo). Abaixo, a tela de cardápio de revistas tirada pelo aplicativo Awesome Screenshot do Google Chrome:
Escolhi 4 revistas: Superinteressante, Men's Health, Info e Saúde:
Tela de cobrança e pagamento da assinatura.
  Depois da confirmação do email, o serviço já estava pronto pra uso. Cliquei na edição de fevereiro de 2015 da Superinteressante, quando tive o problema abaixo por 3 vezes no navegador Google Chorme, o que já me deixou chateado:
Erro ao abrir publicação.
 Depois de três "F5", consegui acessar a edição digital:
Observações:
- na versão web não existe uma opção de tela cheia
- o carregamento da revista é página por página
- As páginas estão em ótima resolução e com alguns menus interativos

O aplicativo Iba para Android:
Observações:
- faz o download completo da revista
- é possível ler a revista offline
- você pode excluir a revista do sistema e se quiser pode baixar depois
- apresentou alguns "crashs" durante o uso
- usei no meu Galaxy S4, mas o aplicativo reconhece como sendo um tablet e não permite rotacionar a tela
- em 03/06/2015, atualizei a interface no botão do aplicativo e já estava disponível a edição de junho da Superinteressante
- estão disponíveis edições da revista Superinteressante de junho de 2015 até Abril de 2011 com algumas edições especiais.
- as edições digitais são a mesma da edição impressa, com alguns recursos na edição digital

Nota Geral: 7,5 
Estou satisfeito com o serviço do Iba Clube saiu bem mais econômico, sem contar que ainda existem mais 3 revistas pra você ler. Só falta alguns ajustes no aplicativo para Android e na versão web. Espero que melhorem o serviço com o tempo e acrescentem livros e jornais. Vale a pena.

Fontes: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/iba-passa-a-vender-assinatura-de-revistas-no-estilo-netflix
http://revolucaoebook.com.br/loja-iba-suspendera-venda-de-ebooks-ha-risco-de-usuarios-perderem-acesso-aos-ebooks/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...