Meme: Desafio do Balde de Gelo (Ice Bucket Challenge)


 A ideia de postar um vídeo online ou tomar banho de gelo na televisão é parte da Campanha do Desafio do Gelo. A iniciativa tem o objetivo de divulgar e arrecadar fundos para financiar as pesquisas sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica. A doença é rara e não tem cura.

Origem do Meme


Criada nos Estados Unidos, a brincadeira desafia a pessoa a doar cem dólares para instituições que apoiam o tratamento de pacientes diagnosticados e as pesquisas a respeito da doença ou tomar um banho de água com gelo. Com a adesão dos famosos a campanha foi modificada e agora todo mundo toma o banho e doa também: os vídeos não param de se multiplicar e as doações também não. A ALS Association, instituição que tem recebido as doações, declarou recorde de arrecadação desde que a campanha começou, no dia 29 de julho. 

No Brasil, algumas instituições de apoio aos pacientes e à pesquisa estão sendo surpreendidas com a procura a respeito da doença e já começaram a receber doações. Os fundos são usados não apenas para financiar os estudos, mas também para ajudar os diagnosticados a conseguirem manter a ajuda médica que melhora a sua qualidade de vida e tenta diminuir a velocidade de evolução da doença.
O meme continua e os famosos não param de jogar um balde gelado na cabeça. 

Sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica


A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa do sistema nervoso e está relacionada a um quadro de fraqueza muscular que geralmente acomete pessoas em torno de 50 anos, mas também está presente em pessoas mais jovens, normalmente a partir dos 20. Dos primeiros sintomas ao óbito, o paciente costuma viver cerca de três anos, com uma doença que, de maneira progressiva, irreversível e incurável, vai aos poucos atrofiando os músculos e deixando a pessoa incapaz de se locomover, se alimentar e até respirar sozinha.


Para doar, basta entrar em contato com as Associações Regionais de Esclerose Lateral Amiotrófica (http://www.abrela.org.br/default.php?p=texto.php&c=arela), com o Instituto Paulo Gontijo (http://www.ipg.org.br/ipg/index/lan/br) e com a Associação Pró-Cura da ELA (http://procuradaela.com.br/site/).

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/entenda-desafio-do-gelo-veja-video-de-famosos-13647108.html
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url