Vídeo: Compilação de cachorros com cara de culpados

cachorro com cara de culpado

Cachorros são animais muito expressivos, e uma das expressões mais comuns deles é a "cara de culpado". Quando os cachorros aprontam alguma coisa, eles costumam assumir uma postura de submissão, com a cabeça baixa, as orelhas caídas e os olhos esbugalhados. Essa expressão é tão comum que até virou meme na internet. Abaixo, um compilado de vídeos de cachorros fazendo aquela cara de culpado quando levam uma bronca do dono(a). Será que eles têm consciência de seus erros? Pois parece que sim. Assista:

Funny Guilty Dog Compilation

A verdade sobre a cara de culpado do cachorro





Você já viu seu cachorro com cara de culpado depois de aprontar alguma coisa? Aquela expressão facial de cabeça baixa, orelhas caídas e olhos esbugalhados que parece que ele sabe que fez algo errado. Mas será que os cachorros realmente se sentem culpados?

De acordo com dois estudos recentes, a resposta é não. Os estudos, liderados por Alexandra Horowitz e Julie Hecht, descobriram que os cachorros assumem uma postura de culpado quando seu dono está bravo ou irritado, mesmo que eles não tenham feito nada de errado.

No primeiro estudo, os tutores foram instruídos a pedir a seus cachorros que não comessem petiscos que estavam na mesa. Após a ordem, os donos saíram da sala. Quando voltaram, alguns tutores foram informados de que seus cachorros haviam comido os petiscos, enquanto outros foram informados de que seus cachorros haviam obedecido.

Os resultados mostraram que os cachorros que foram informados de que haviam comido os petiscos assumiram uma postura de culpado, mesmo que não tivessem realmente comido nada. Os cachorros que foram informados de que haviam obedecido não mostraram nenhum sinal de culpa.

No segundo estudo, os tutores foram instruídos a pedir a seus cachorros que não fizessem barulho. Os donos então saíram da sala e voltaram alguns minutos depois. Quando voltaram, alguns tutores foram informados de que seus cachorros haviam feito barulho, enquanto outros foram informados de que seus cachorros haviam obedecido.

Os resultados mostraram que os cachorros que foram informados de que haviam feito barulho assumiram uma postura de culpado, mesmo que não tivessem realmente feito barulho. Os cachorros que foram informados de que haviam obedecido não mostraram nenhum sinal de culpa.

Esses estudos sugerem que os cachorros não sentem culpa da mesma forma que os humanos. Os cachorros não têm a capacidade de compreender o conceito de certo e errado. Eles simplesmente reagem ao nosso comportamento.

Quando vemos nosso cachorro com cara de culpado, é importante lembrar que ele provavelmente não está realmente se sentindo culpado. Ele pode estar apenas reagindo ao nosso tom de voz, postura ou expressão facial.

Se você punir seu cachorro por algo que ele não fez, ele pode começar a associar sua expressão facial com a punição injusta. Isso pode levar a um aumento da ansiedade e do estresse no cachorro.

A melhor maneira de lidar com a cara de culpado do cachorro é ignorar a expressão facial e se concentrar em identificar e corrigir o comportamento que causou a punição.

Por falar em expressão facial dos cachorros, uma foto de dois cachorros abraçados, prestes a serem sacrificados, comoveu a internet. O bom é que teve final feliz. 

Fonte: https://canaldopet.ig.com.br/curiosidades/2018-01-12/cachorro-cara-culpado.html
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url