Meme: Doge

meme doge com legendas em inglês escritas em comic sans

Doge é uma gíria derivada da palavra "dog" (cão, em inglês) e está principalmente associada a imagens da raça de cães Shiba Inu, frequentemente apelidados de "Shibe". Essas imagens são notáveis por serem frequentemente editadas no software de edição de imagens, como o Photoshop, para alterar a expressão facial do cachorro, ou são legendadas em inglês com texto escrito na fonte Comic Sans, usando expressões como "wow", "such", "very" e "so". O principal meme e foto associada ao Doge é a Shiba Inu chamada Kabosu, cujas fotos tiradas por sua proprietária, Atsuko Sato, no início de 2010, se tornaram virais na Internet, gerando vários memes nas décadas seguintes.

Origem

kabosu doge foto original

Em 13 de fevereiro de 2010, a professora de jardim de infância japonesa Atsuko Sato postou em seu blog pessoal várias fotos de sua cadela Shiba Inu, chamada Kabosu. Entre as fotos estava uma foto peculiar de Kabosu sentada em um sofá enquanto olha de relance para a câmera com as sobrancelhas levantadas (foto acima).

dona da cachorra do meme doge
Atsuko Sato e sua cadela Shiba Inu, chamada Kabosu, famosa pelo meme Doge



Em outubro de 2010, um tópico com a imagem de um cão surgiu no Reddit com o título LMBO OLHE @ ESTE fukkin DOGE onde recebeu inúmeros votos. 

Já por volta de dezembro de 2012, o termo "doge" apareceu novamente no Reddit e logo depois uma fotografia do Shibe apareceu no site Cheezburger

Mas foi a partir deste ano que o meme começou a ganhar fama. Em janeiro de 2013, foi criado um subreddit /r/Doge com imagens legendadas de Shiba Inu. Logo mais tarde foram replicadas no 4chan e em outros fóruns da internet. O meme ganhou impulso em maio deste ano. 

youtube easter egg doge

Em 20 de novembro de 2013, o YouTube implementou um Easter Egg, que altera o título e a legenda dos vídeos na fonte Comic Sans colorida,  quando o usuário procura a frase "doge meme".

Paródias e montagens

the walking doge



battledoge


2021: a alta da Dogecoin


dogecoin

A Dogecoin, que utiliza a imagem de Kabosu como seu logotipo, foi lançada em dezembro de 2013 como uma paródia das criptomoedas populares da época. 

No entanto, o que começou como uma brincadeira logo se transformou em algo maior. A comunidade online adotou a Dogecoin e começou a usá-la em transações e doações. 

Em janeiro de 2021, a Dogecoin estava sendo negociada a uma fração de centavo por unidade. No entanto, impulsionada por uma série de eventos inusitados, ela começou a subir vertiginosamente.

elon musk tweets sobre dogecoin

A primeira grande influência foi o apoio público do empresário bilionário Elon Musk, que tweetou repetidamente sobre a Dogecoin e a chamou de "cripto do povo". Seus tweets tiveram um impacto imediato e levaram a um aumento significativo no preço.

Outro fator foi a febre das criptomoedas que tomou conta dos investidores em 2021. Muitas pessoas que nunca tinham considerado criptomoedas antes entraram no mercado, e a Dogecoin estava no centro das atenções devido à sua natureza acessível e ao meme popular.

Em maio de 2021, a Dogecoin atingiu sua maior alta histórica, chegando a cerca de $0,73 por DOGE. Isso representou um aumento espetacular de mais de 12.000% em apenas alguns meses, deixando o mundo inteiro de queixo caído.

2022: Kabosu se recupera de doença crônica

kabosu doge 2022

As últimas informações da cachorrinha datam de dezembro de 2022, quando a tutora de Kabosu veio a público anunciar que o animal estava se recuperando de uma leucemia crônica. O animal completou 17 anos de idade em novembro de 2022.

Fontes: http://knowyourmeme.com/memes/doge
https://portaldobitcoin.uol.com.br/cachorra-que-inspirou-dogecoin-e-shiba-inu-se-recupera-de-doenca-e-anima-a-internet/
https://br.cointelegraph.com/news/dogecoin-soared-23-000-in-2021-is-history-starting-to-repeat-for-doge-price
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url