sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Como funciona o site in20years.com - programa de envelhecimento

O site in20years.com não é novidade na internet: mais de 22 milhões de usuários já testaram a ferramenta de envelhecimento do site. Como usar: Basta fazer o upload de uma foto de rosto inteiro, escolher o seu sexo, idade desejada, e se você é ou não um viciado em drogas então o site irá transformá-lo e mostrar como você ficaria daqui a 20 ou 30 anos. Você pode então compartilhar o horror no Facebook e no Twitter.

O blogueiro Josh Millard, teve a mesma curiosidade que eu: Como funciona o site in20years.com?
Ele brincou com o site e testou rostos de bebês, fotos de frutas e até objetos. Logo, ele percebeu que o in20years.com é apenas uma mistura de um punhado de modelos faciais pré-renderizados fundidos ao rosto. Curioso para saber de todos as aparências, ele testou um simples desenho de rosto encontrado através do Google Imagens:



... E jogou no site para cada uma das configurações possíveis. O site oferece três opções para o "envelhecimento": sexo (masculino ou feminino), a progressão da idade (20 ou 30 anos) e a toxicodependência (usuários de drogas) o que dá um total de oito imagens possíveis para a foto original, então são provavelmente, oito imagens pré-renderizadas.

Aqui está uma das imagens, para o sexo masculino, 20 anos, sem drogas.
Você pode ver fracamente, o rosto por trás da linha do desenho. A funcionalidade de envelhecimento leva a esse rosto e, aparentemente, pinta para as fotos apresentadas, como uma espécie de facepaint com bits de alta profundidade.

Detecção de rostos

Para uma melhor visualização dos contornos, Josh fez alguns ajustes de niveís para produzir um maior contraste nas imagens e ficar mais visível o contorno do envelhecimento. Aqui está a matriz dessas imagens, em dois conjuntos, o primeiro "sem drogas" e o segundo "viciado em drogas".

Homem, à esquerda, Mulher à direita, 20 anos na linha superior e 30 anos na linha debaixo.


Idem, desta vez "com drogas".



Estas são as bases para o envelhecimento do rosto. Bochechas mais magras e mandíbulas mais estreitas é a principal forma que o sofware decide transformar alguém viciado em drogas.

Enquadramento
Claro, o site também faz alguns ajustes para o enquadramento de fotos que não estão perfeitamente alinhados e para demonstrar esse trabalho de posicionamento, Josh jogou no site três versões ligeiramente modificadas do desenho de linhas e produziu o seguinte resultado, todos na configuração Masculino, 20 anos, sem drogas:

Inclinar a cabeça. O programa do in20years rotaciona os contornos.

Altura e largura da cabeça. O software faz um breve esticamento.

Nesta, Josh deslocou o nariz do desenho e o sofware interpretou como uma foto fora do ângulo e distorceu os contornos até ficar o mais alinhado possível.

Claro que o in20years não é para ser levado a sério e está longe de ser perfeito, os testes que Josh Millard fez são justamente para ver como funciona o serviço, que nada mais é uma ótima jogada de marketing da empresa luxuland para promover a sua tecnologia de reconhecimento de faces. Confira neste link, como ficaria várias celebridades daqui a 20 anos como por exemplo, o Justin Bieber, Aaron Carter, Alanis Morissete, Akon e vários outros.

Fontes: joshmillard - wwwhatsnew

0 comentários:

Postar um comentário