Meme: Keep Calm and Carry On


Todo mundo já viu alguma imagem na web com variações da frase Keep calm and carry on. O meme tem um tom engraçado, mas a história por trás da frase é bem bacana. O cartaz surgiu na Inglaterra e serviu como mensagem motivacional durante a II Guerra Mundial.

História


Em meados de 1939, o Ministério de Informação britânico resolveu começar uma campanha para acalmar a população. A ideia é que as pessoas continuassem com suas vidas apesar do conflito: Keep calm and carry on (Significado: Mantenha a calma e siga em frente). A ideia era imprimir três cartazes que seguissem o mesmo padrão de design: duas cores, uma frase impressa em fonte elegante e um desenho da coroa.


Junto com este primeiro, outros dois pôsteres foram criados também, o "Fredom is in peril. Defend it with all your might" ("A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda a sua força")  e o "Your courage, your cheerfulness, your resolution Will bring us victory" (Sua coragem, sua alegria e sua determinação vão nos trazer a vitória"). No entanto a campanha nunca veio à tona: os cartazes foram estocados e nunca foram distribuídos. Após a 2ª Guerra, a maioria foi incinerada.

O meme


O meme  tomou forma no ano 2000: um casal um dos pôsteres no fundo de uma caixa de livros velhos que eles haviam comprado em uma pequena livraria, a Barter Books. Sem saber a origem das imagens, o casal resolveu fazer cópias e vender os cartazes. Em menos de 10 anos, foram vendidos 40 mil deles.
Na Internet, a febre começou em  apenas 2007.  O site www.keepcalmandcarryon.com surgiu como um loja online para vender os produtos com o slogan. Mas por que o meme se espalhou tanto? Segundo Para o cineasta Temujin Doran, realizador de um documentário sobre o pôster, o segredo é a simplicidade: um conselho sensato, design simples, com uma mensagem universal.


  

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/como-surgiu-o-meme-keep-calm-carry-205508842.html
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url