segunda-feira, 9 de abril de 2012

Storify - Organizar informações da web em tempo real

"Storify enables anyone to create social stories".

Uma dica é o serviço proposto pelo Storify.com, site que ajuda o internauta a reunir e a organizar a enorme quantidade de informações que chegam na internet em tempo real. O resultado desse "mosaico" transforma o emaranhado de fragmentos compartilhados nas mídias sociais - postagens, fotos e vídeos - em publicações bem legais na web, com os mais diferentes pontos de vista sobre um determinado assunto.

Como funciona?
Depois de fazer o login, através da sua conta no Twitter ou no Facebook, uma janela se abre, dividida em duas colunas: de um lado, um box com as mídias sociais (Twitter, Facebook, Flickr, YouTube, Google, o próprio Storify, além de outros sites que ofereçam conteúdo em formato RSS), e do outro, as ferramentas para a edição do texto. Para incluir algum tweet, por exemplo, só é preciso arrastar e soltar a mensagem no local desejado. Ao realizar a busca, basta digitar um tema qualquer, você terá acesso a tudo o que foi escrito sobre. Um exemplo recente que ilustra bem a ideia é o anúncio do novo iPad. Saiba, por exemplo, como foi a repercussão do lançamento do tablet da Apple na web. Depois de pronto, você pode incorporar o conteúdo instantaneamente em diversas plataformas, como o Twitter, Facebook, WordPress, Tumblr, entre outros endereços eletrônicos. Além do site, o internauta pode baixar, gratuitamente, uma versão do Storify como aplicativo para o iPad.

Como surgiu a idéia
O Storify.com foi criado por um ex-repórter da Associated Press e por um engenheiro com o intuito de ajudar jornalistas e blogueiros a filtrar o conteúdo das redes sociais e tirar proveito máximo das informações para a produção de um texto rico e coeso. Afinal, a cada dia, o Twitter tem se tornado matéria-prima para grandes reportagens do cotidiano. Muitas notícias são anunciadas antes no microblog e somente depois aparecem na mídia. Jornais como o "Washington Post" e a "National Public Radio" fizeram testes antes do serviço ser aberto ao público.
Nos Estados Unidos, sites de veículos grandes, como o jornal "Los Angeles Times", utilizam o Storify. Espie o conteúdo. Além dos profissionais da comunicação, muitas marcas utilizam o meio para promover campanhas, e internautas também aproveitam para compartilhar conteúdo com os amigos.
Sem dúvida, a leitura de muitos livros, viagens e entrevistas fazem a diferença na hora de escrever e não podem ser substituídos pela ferramenta, mas é uma boa forma e começar a organizar as ideias.

Fonte: wp.clicrbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...