segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

twittiqueta - Manual de etiqueta no twitter



Com o uso dos e-mails, principalmente no ambiente empresarial, surgiu a Netiqueta. Agora, com a febre do Twitter, considerado o grande fenômeno de 2009, surgiu a Twittiqueta: a etiqueta do Twitter. A ideia é evitar que os usuários cometam gafes ao twittar.



Para isso, é preciso, antes de tudo, saber qual o objetivo da ferramenta. No Twitter, os usuários criam seus perfis e escrevem mensagens concisas, de até 140 caracteres, pelo celular ou pelo site do Twitter. Cada usuário escolhe os perfis que irá seguir, para acompanhar todas as atualizações feitas pelo perfil seguido. Dessa forma, ao criar seu perfil no Twitter, você irá seguir perfis e será seguido por outras pessoas que se interessarem pelo seu perfil/ suas mensagens postadas.

O interessante do Twitter é que você pode se atualizar a partir das mensagens publicadas pelos perfis que escolheu seguir. Ou seja, o foco tem sido muito mais a atualização e as parcerias do que encontrar amigos, como ocorre em outras redes de relacionamento, como o Orkut e o Facebook. Após entender o princípio básico do Twitter, vamos às dicas básicas que compõem a Twittiqueta.


Compilei esta lista em 3 blogs diferentes, vamos lá:

1. Decida se irá usar seu perfil profissionalmente ou apenas socialmente, para twittar sobre amenidades. Criar um perfil profissional pode ser muito vantajoso para divulgar textos, trabalhos e serviços.

2. Utilize como ferramenta de divulgação, mas não use como spam. Ou seja, faça propaganda positiva, que atraia seguidores e dê visibilidade a sua empresa/ seu perfil.

3. Não siga todos que seguem seu perfil só por educação.

4. Escolha quem irá seguir avaliando o interesse e o grau de relevância do que a pessoa publica.

5. Respeite o número máximo de caracteres (140). Se a mensagem for maior, não divida em inúmeros posts, como se fosse um texto. No Twitter, menos é mais.

6. Publique o que for relevante considerando o que a mensagem agrega ao seu perfil. E lembre-se: com o Twitter, é possível melhorar o posicionamento nas buscas do Google, portanto, divulgue aquilo que contribui positivamente para sua imagem/ de sua empresa.

7. Não confunda o Twitter com um chat ou MSN. São ferramentas com objetivos diferentes.

8. Não descreva sua rotina, como se fosse um famoso.

9. Crie um blog ou um site para publicar textos maiores e insira o link nas mensagens concisas que postar no Twitter.

10. Escreva corretamente, sem erros ou vícios de linguagem.
 Via blog Escrever Bem


11 – Essa regra deveria ser seguida a risca por todos os twitters, que é: NUNCA use o seu twitter como chat, quer conversar? vai na Hebe!

12 – Nunca twitte mais de 15 vezes por dia se não quiser receber unfollows, a não ser em caso de algo realmente interressante para seus seguidores.

13 – Evite cantadas pelo twitter, ou intimidades em demasia, as pessoas as vezes não querem saber onde você vai transar, ou que você está twitando bêbado, pra isso existe o msn!

14 – Pense muito bem antes de postar alguma coisa, você pode ser retwittado, pelo mundo inteiro!

15 – Procure não retwittar tudo o que você acha interresante, você pode passar por chato, ou sem personalidade.

16 – Se você não quer mais seguir certa pessoa, não pense duas vezes em dar unfollow, não precisa avisar, se a pessoa vier perguntar o motivo, diga que vc está deixando as pessoas mais intimas no seu twitter.

17 – Não esqueça que o twitter é um mini-blog, então se você quer ser interresante, não escreva coisas que não gostaria de ler, tipo: “no banheiro defecando”

18 – Aproveite o twitter para promover coisas bacanas sobre você, como um blog, um site, um portfolio…

19 – Não poste muitas fotos no twitpic.

20 – E por último, seja leve nas postagens, não poste somente links e coisas sobre trabalho, as pessoas também querem saber o que você tem de interresante sobre sua vida, afinal o intuito do twitter é saber o cotidiano e particularidades de nossos amigos, “what are you doing?” diz muita coisa!
Via blog Clap! Clapy!


21 - A primeira coisa é óbvia. Seja cortês. Funciona em qualquer plano de sua existência, on-line ou off-line.

22 - Não leve para o lado pessoal se as pessoas que você segue não te seguem de volta. As pessoas tem regras próprias para determinar que são seus seguidos. E isso pode significar um monte de coisas, diferentes do fato que elas tenham te achado bem uó.

23 - O Twitter pode funcionar com um blog onde você narra sua vida. Ou como uma sala de batepapo onde você interage com seus seguidos e seguidores. Eu acho saudável um meio termo entre os dois.
24 - Você pode optar pelo modo microblog, mas isso não quer dizer que você não deva interagir. Se alguém lhe fizer um comentário ou pergunta, responda.

25 - Se você encarar o twitter como chat, seja comedido. Não inunde as páginas com suas conversas. Se o papo está legal, leve o para o msn ou coisa do gênero. Ou do contrário você vai encher as atualizações de seus followers com um assunto que não lhes diz respeito.

26 - Não exagere na quantidade de atualizações. Isso só faz você parecer um chato sem vida que não sabe viver longe do Twitter.

27 - Não use o twitter para auto-promoção. E se fizer, faça com classe e discrição.

Cuidado com as reclamações. A vida de todo mundo tem seus altos e baixos. Um resmungo aqui e outro ali é saudável. Mas ficar o tempo todo de mal com a vida é o melhor jeito de irritar e afastar os outros.

28 - Mas também não banque o @vitorfasano. Ninguém gosta de quem fica contando vantagens.

29 - Não seja pedichão. Faça as suas solicitações de emprego, voto, clique, sexo, dinheiro, pão velho comedidamente.

30 - Mantenha uma boa razão entre followers e following. Isso vale para o usuário comum. Já probloggers, políticos e celebridades não conseguem fazer isso por razões práticas.

31 - Agora se você é problogger, político ou celebridade, trate bem seus leitores, eleitores e fãs. Responda às suas interações, afinal você não é ninguém sem eles.

32 - Cheque com frequência seus @replies e Direct Messages. E os responda.

33 - E por fim, citando a Monica do Friends: “seja você mesmo, mas não muito”. O Twitter não é um lugar mágico onde seu superego pode andar a solta fazendo estragos como um diabo-da-tasmânia no cio.
Via blog Twitter BH

Quer mais? Visite o perfil @twittiqueta.




Fontes: escreverbem - clapclapy - twitterbh

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