Spotify: músicas grátis online ainda não disponível no Brasil

spotify logo

Spotify (www.spotify.com) é um serviço de streaming de música a partir de um conjunto de independentes e grandes gravadoras, incluindo Sony, EMI, Warner Music Group e Universal. Lançado em outubro de 2008, o serviço contava com aproximadamente 10 milhões de usuários em 15 de setembro de 2010, destes sendo cerca de 1 milhão de membros pagantes.

O Spotify estreou nos EUA no dia 13 de julho após longa negociação com as gravadoras. De acordo com números próprios da empresa, seriam 1,6 milhão de assinantes na Europa.


Disponível em apenas oito países (grupo que não inclui o Brasil), o serviço trabalha com três planos: o gratuito, que oferece acesso limitado às músicas e exibe anúncios, o Unlimited, que custa US$ 5 mensais e permite ouvir qualquer canção e o Premium, que custa US$ 10, pode ser executado em celulares e armazenar músicas para serem executadas offline. Ainda não há previsão para que o Spotify chegue ao Brasil.

Mais um possível salvador da indústria fonográfica


O modelo de negócios do Spotify é visto por muitos como uma possível salvação da indústria fonográfica na era da internet – de um lado, o usuário paga um valor baixo por mês e tem, legalmente, acesso a um acervo de milhões de músicas organizadas e em boa qualidade; do outro, as gravadoras recebem uma parte do dinheiro e veem a pirataria diminuir.

Violação de patente


A Packet Video está acusando o serviço de streaming de infringir patentes. A empresa de San Diego, Califórnia, tem patentes datadas de 1995 que descrevem mecanismos usados para transmitir música pela web e que, portanto, teriam sido desrespeitadas.

Já o Spotify, por sua vez, se defendeu dizendo que, segundo a alegação, ele infringiu as patentes apenas por distribuir música pela internet o que, por inferência, condenaria qualquer outro serviço de música digital. A empresa sueca ainda completou afirmando que seu sucesso se deve a sua “tecnologia proprietária híbrida altamente inovadora que incorpora a tenocologia peer-to-peer [P2P]”. Os processos estão sendo julgados em cortes da Holanda e da Califórnia, nos EUA.

Nós queremos Spotify no Brasil


A página no Facebook We Want Spotify in Brazil é um manifesto de brasileiros para a disponibilização do serviço no Brasil. A página conta com mais de 125 membros.

Críticas

O serviço tem sido alvo de críticas por não compensar artistas independentes de forma justa. De acordo com um infográfico de David McCandless, um artista independente em Spotify precisaria de mais de quatro milhões de transmissões por mês para ganhar $ 1.160.

Um post no blog oficial, alegou que a maior taxa de bits de 320 kbps supostamente disponível apenas para os assinantes Premium estava, na realidade, disponível em cerca de 30% das faixas. A grande maioria do conteúdo foi transmitido em 160 kbps. Outra reclamação é do sistema de busca, que é muito pobre. Spotify também tem sido criticada por erros na versão Android, o que impede o uso da funcionalidade de playlist offline em certos dispositivos móveis.

Fontes: http://info.abril.com.br/noticias/internet/spotify-ja-tem-1-4-mi-usuarios-nos-eua-12082011-15.shl
http://www.portalcab.com/downloads/spotify-escute-musicas-de-graca-via-streaming.php
http://en.wikipedia.org/wiki/Spotify
Próxima Postagem Postagem Anterior
1 Comentários
  • Pietro Morais
    Pietro Morais 21/11/2011, 21:27

    NO meu Andoird Galaxy 5 funfa de boa!

Adicionar Comentário
comment url