segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Desculpe a nossa fAlha - Tudo sobre a censura do jornal Folha de S. Paulo ao blog

O Desculpe a nossa fAlha é um blog que divulga e reclama contra a censura que sofreram do jornal Folha de S. Paulo, que impediu na justiça de continuarem o blog Falha de S.Paulo (www.falhadespaulo.com.br).  Algo inédito na história da justiça e do jornalismo brasileiro. 


O blog fala de outros assuntos relacionados a política e jornalismo, sempre com bom humor. É mantido pelos irmãos, Lino e Mário Ito Bocchini, jornalista e designer. O antigo blog tinha fotomontagens, críticas rápidas e bem-humoradas ao noticiários deles, um gerador de manchetes e gozações em geral com os jornalistas e as campanhas do jornal.

O que aconteceu?


A Folha censurou o blog FAlha de S. Paulo por meio de uma liminar e também corre com um processo (de 88 páginas!) pedindo uma indenização por danos morais, em dinheiro. No processo, a empresa diz que o motivo da ação é o uso indevido da marca.
Além disso, a Folha conseguiu uma segunda limininar, contra o Registro.br (órgão que gerencia todos os domínios terminados em .br) que impediu a equipe do blog de registrar qualquer coisa semelhante ao que tinham, exemplos: Filha de S. Paulo, Trolha de S. Paulo, etc. Mais: congelou judicialmente o domínio falhadespaulo.com.br para que nenhuma outra pessoa o registre. Outra: os blogueiros não podem divulgar o que faziam sob ameaça de multa de 1000 reais por dia! (valor definido na liminar). Mesmo assim, é possível ver parte do material no blog Boteco Sujo, em um Tumblr (sem nenhuma ligação com os blogueiros) e em uma versão não-autorizada do antigo gerador de manchetes. Porém, 90 por cento do conteúdo feito por eles não é achado em lugar algum da internet. Os blogueiros já recorreram da decisão e perderam. O juiz alegou que a Falha era uma "flagrante de concorrência parasita".
O blog continua a mais de 320 dias de censura do jornal Folha de S. Paulo. Acesse o blog para mais detalhes.

Fontes: portalimprensa.uol transparenciasaopaulo - r7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...