O que é a Deep Web (Deepnet, Web Invisível, Undernet, Invisible Web ou Hidden Web)?


A Deep Web (também conhecida como Deepnet, Darknet, Undernet, Invisible Web, Hidden web ou web invisível) é todo o conteúdo World Wide Web que não faz parte da Surface Web (Web da Superfície), que é tudo que é indexado por padrão pelos motores de busca (Google, Yahoo, Bing, etc).


Segundo Mike Bergman, em um artigo do The Journal of Electronic Publishing em agosto de 2001, a Deep Web é várias ordens de magnitude maior. O jornalista disse também que a procura na internet hoje pode ser comparado ao arrastar de uma rede em toda a superfície do oceano: uma grande quantidade pode ser presa na rede, mas há uma riqueza de informação que é profunda e, portanto, desperdiçada.
A questão é, o que se esconde na deep web? O que é tão confidencial que não pode vir a domínio público?
Jack, do blog Sobrenatural Em Foco, escreveu:
"Em minhas buscas, fiz uma visita ao 4chan, site de imagens de onde saem todas as lendas e memes conhecidos pelo homem. Lá, havia o relato de um fórum de crackers, que só podia ser acessado através de desencriptação específica (que serve mais ou menos como um teste, para que só os melhores, ou no mínimo os bons crackers acessem, e não qualquer lammer). E neste fórum, eles compartilham programas, tal como vírus e desencriptadores, para invadir sites, muitas vezes com objetivos financeiros, tal como bancos. E quantias grandes estavam envolvidas. E isso com certeza é o de menos. A questão é, que obviamente, na deep web, há muita coisa ilegal, chegando até mesmo a ser conspiratória. Pornografia infantil, por exemplo, deve haver aos montes. Outro relato dizia sobre uma wikipedia da deep web, bem underground mesmo. Lá continha links, por exemplo, para contratação de assassinatos de aluguel (eu vi esse site, mas por motivos óbvios, não vou postar aqui, só posso dizer que o cara cobrava 50 mil dólares por cabeça). Dizem as más línguas que há toneladas de snuff films (filmes de assassinato pelo assassinato, filmado por diversão - tipo aquele dos garotos ucranianos). Outra coisa: há também sites de religiões mais undergrounds, que envolvem quebrar a lei. Exemplo, canibalismo, sacrifício de seres humanos. Venda de drogas, mercado de orgãos, tráfico de seres humanos, e por aí vai. "
Um tanto sensacionalista, mas não deixa de ser verdade. Além de material ilegal, como já falei nesta postagem sobre o mercado negro na deep web, há material de pesquisa científica que está justamente nesta deep web e que só podem ser acessados através de motores de busca específicos, como na Deep Web Wiki, que você vê mais abaixo.

Hidden Wiki


Muitos desses misteriosos sites, citados por Jack, são acessados por programas especiais, tais como Tor ou freenet, que em teoria garantem anonimato. Tais como o Hidden Wiki (a página citada anteriormente). Eu nem irei falar do onionib.

.Onion?


Introduzido em 2004, .onion é um sufixo de um pseudo-domínio que designa um serviço anônimo escondido alcançável através da rede Tor. Alguns desses endereços podem ser acessados através do serviço tor2web.org, bastando substituir o .onion por .tor2web.org.

Polêmica do termo

Invisível ou Oculta?
O termo invisível traz a conotação de que algo pode estar completamente inacessível, mas, como visto, nem toda a informação na Web está de fato fora de alcance. Basta que saibamos qual ferramenta usar para localizá-la. Melhor seria, portanto, dizer que existe uma significativa parte da Web que está oculta para os motores de busca mais populares.Mas existe de fato uma Web que poderia ser chamada de Invisível. Ela é composta principalmente de bancos de dado aos quais o acesso é permitido apenas mediante pagamento e/ou inscrição. Por serem guardados em diretórios protegidos por senha, eles se encontram fora do alcance dos motores de busca.

Profunda
O termo Web Profunda de certa forma também está relacionado a uma limitação de muitos motores de busca - o fato de eles não varrerem todo o conteúdo de um site.Como dito anteriormente, os textos da Web costumam estar armazenados em diretórios de modo bastante semelhante à forma como guardamos textos em pastas em nossos PCs. Uma pasta (diretório) pode conter outras pastas e assim por diante em uma relação de inclusão que pode alcançar vários níveis de profundidade. O fato relevante é que os motores de busca nem sempre são programados para fazer uma pesquisa em profundidade nos servidores da Web e param em determinado nível. O que estiver além dele não será encontrado nem indexado e, portanto, estará fora de alcance para o usuário.

A Wiki da Deep Web


A Deep Web Wiki é um esforço voluntário para manter uma base de dados de sítios web que geralmente são ignorados pelos principais mecanismos de busca. O DWW foi criada em abril de 2010 e lançou a versão alpha do site em meados de Maio de 2010. No site é incluido informações ricas da Surface Web e Deep Web, que por algum motivo, não são populares o suficiente para estar nos resultados dos motores de busca, mas possuem informações valiosas para uma pesquisa específica, principalmente na área científica. Você também pode pesquisar sites por categorias no diretório da Deep Web Wiki. Tal como a Wikipédia, o Deep Web Wiki depende da contribuição voluntária de seus usuários para o sucesso do projeto. Qualquer pessoa pode adicionar um sítio ao índice ou modificar o conteúdo da indexação.

Vale o esforço?
Se é tão complexa a organização da Web e se as ferramentas capazes de buscar a informação nela existente apresentam limitações, será que vale o esforço de procurá-la? Que valor tem essa informação oculta ou profunda que justifique a criação de ferramentas específicas (como o Invisible Web) e o aperfeiçoamento de outras apenas para localizá-la?
A resposta é fácil: essa informação tem um valor enorme. E por pelo menos dois motivos:
  • Ela é em boa parte gratuita, ou seja, está lá para usarmos quando necessário e sem custo; ela costuma ter mais qualidade e ser mais relevante em relação ao que está disponível na Web Visível ou Superficial.
  • Boa parte da informação da Web Oculta ou Profunda está em bancos de dados de organizações governamentais, instituições de ensino e pesquisa e constitui fonte utilíssima e de qualidade para pesquisa bibliográfica.
Além disso, essa informação geralmente existe em bancos de dados específicos para determinadas áreas do conhecimento (Medicina, Psicologia, Filosofia, Engenharia etc), o que a torna mais relevante para pesquisadores dessas áreas.

Tendo em vista o volume de informação gratuita, de qualidade e relevante disponível na Web Oculta ou Profunda, podemos concluir que todo pesquisador e estudante deve conhecer as formas que dão acesso a ela. Apesar de toda expectativa mítica que colocam sobre a a Deep Web, existe uma grande verdade por trás dela

Fontes: http://sobrenaturalemfoco.blogspot.com/2011/01/deep-web-ate-onde-vai-toca-do-coelho.html
http://a-informacao.blogspot.com/2010/05/deep-web-wiki.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Invisible_Web
http://www.lib.berkeley.edu/TeachingLib/Guides/Internet/InvisibleWeb.html
http://www.comunicar.pro.br/artigos/weboculta.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/.onion
http://www.makeuseof.com/tag/10-search-engines-explore-deep-invisible-web/
http://www.guardian.co.uk/technology/2009/nov/26/dark-side-internet-freenet
Próxima Postagem Postagem Anterior
21 Comentários
  • Anônimo
    Anônimo 08/08/2011, 00:47

    Fica de olho nesse seu cu ai.

  • Jack
    Jack 15/08/2011, 07:48

    Fantástico. Seu artigo ficou muito bom. E muito obrigado pela citação. Abraços.

  • Anônimo
    Anônimo 21/11/2011, 00:04

    oi

  • Anônimo
    Anônimo 21/11/2011, 00:06

    http://kpvz7ki2v5agwt35.onion/

  • Anônimo
    Anônimo 21/11/2011, 19:14

    E muito boa, muito completa, e muito perigosa, cuidado onde pisa.

  • Anônimo
    Anônimo 24/11/2011, 15:09

    lol achei o site da gamevicio na deepweb .

  • Anônimo
    Anônimo 16/01/2012, 00:46

    Só sei de uma coisa a curiosidade matou o gato, tem coisa boa na deepweb mais tbm tem muita porcaria, como pedofilia, venda de armas nicrofilia,venda de drogas etc....

  • Anônimo
    Anônimo 16/01/2012, 14:36

    Gente...por se vcs nao sabiam...tem um departamento na DPF aqui em SP que se encarga de vigiar e espionar a entrada de todo mundo na deep. pelo menos aqui toda semana vejo alguem ser preso so pelo fato de entrar na deep e pesquizar coisas sem protecao no PC..

    eu trabalho num outro departamento da DPF (departamento policia federal)

    • Anônimo
      Anônimo 24/01/2012, 20:48

      Porque ninguém veio aqui me prender então?

    • Alguém
      Alguém 01/02/2016, 10:26

      Kkkk kkkkkkkkk ner ?

    • Alguém
      Alguém 01/02/2016, 10:29

      Kkkk kkkkkkkkk ner ?

  • Anônimo
    Anônimo 25/01/2012, 04:57

    omg

  • Anônimo
    Anônimo 26/01/2012, 17:24

    entrei. sinceramente, horrível. Tem muita coisa sobre satanismo.

  • Anônimo
    Anônimo 08/02/2012, 22:40

    A parte do Snuff film está errada. Filmes de assassinatos feitos por diversão não são considerados Snuff. A definição de Snuff Film é um filme de assassinato ou estupro, feito com o propósito de lucro, ou seja, para fins comerciais. Devido à esta definição, Snuff film ainda é considerados lenda urbana, já que não houve caso algum documentado de que um filme de estupro ou assassinato tenha sido gravado com o único propósito de venda e lucro.

  • Anônimo
    Anônimo 26/02/2012, 11:34

    tome cuidado é o que posso dizer

  • Anônimo
    Anônimo 24/06/2012, 13:10

    Sinistri '0'

  • Marcos Ferreira
    Marcos Ferreira 13/09/2012, 00:21

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • Anônimo
    Anônimo 13/09/2012, 00:22

    http://www.casadomassacre.blogspot.com.br/ <-- auqi tem tudo sobre, e como entrar na deep web.

    • Anônimo
      Anônimo 15/09/2012, 22:27

      bora entrar entao, to nem ai se fbi vai na minha casa, so vai perder a viagem, quero ver eles me proibirem de ver paginas da internet, eu olho o que eu quizer.

  • Regifelix
    Regifelix 02/01/2013, 22:59

    Você sabe o que é Deep Web, a chamada Internet secreta?

    Para a grande maioria dos internautas, a internet se baseia no que se encontra nos sites de buscas como o Google, o Bing e etc. Mas a internet vai muito além dos mecanismos de pesquisas. Estudos indicam que a Deep Web tem muito mais sites que a internet comum. Tal como o Iceberg, a parte visível da internet é muito pequena se comparada com a parte que não se pode ver.

    Leia mais em:
    http://regifelix.com/2012/12/19/deep-web/

  • Unknown
    Unknown 08/08/2018, 08:41

    Poderia colocar uma matéria atualizada sobre isso, o que mudou nessa área.

Adicionar Comentário
comment url