O meme "Porra, X" no Tumblr (2010)


Como a internet pede, a piada funciona de modo simples e rápido: os usuários aproveitam o cadastro quase instantâneo no Tumblr e inserem imagens comprometedoras ou dúbias de um alvo, transformando-o em um personagem caricato, por vezes ridículo. No Brasil, a onda foi adaptada pra "Porra, X".

Origem


Até onde se sabe, a prática ganhou notoriedade com o Tumblr “Porra, Felipe” (porrafelipe.tumblr.com), que tem como vítima o cantor pop Felipe Dylon. Criado pelo estudante de teoria literária, Pedro de Araújo Leite, de 27 anos, o perfil surgiu no final de 2009 para brincar com a aparência do galã juvenil, renascido na mídia com desleixados dreadlocks, e não tardou para se tornar um grande “meme” nas redes sociais.

Porras


Desde então, surgiu uma leva de "Porra, alguma coisa", veja alguns: as cantoras Britney Spears (porrabritney.tumblr.com), Lady Gaga (porragaga.tumblr.com) e Amy Winehouse (porraamy.tumblr.com), o cartunista Maurício de Souza (porramauricio.tumblr.com), os ex-BBBs Michel (porramichel.tumblr.com) e Eliéser (porraelieser.tumblr.com) e até o pobre Elmo (porraelmo.tumblr.com), personagem de Vila Sésamo. Depois vieram algumas adaptações, como o "Não fode, Patrícia!" (naofodepatricia.tumblr.com), onde a personagem principal é Patrícia Travassos, atriz e garota-propaganda do purgante Activia. Também temos os políticos "Porra, Kassab!" (porrakassab.tumblr.com) com o prefeito de São Paulo e o regional "Porra, Mazoca!" (porramazoca.tumblr.com) feito exclusivamente para homenagear o prefeito Amazonino.

Putz, Publicitários...


Quem quis tirar proveito dessa onda de olho no usuário da internet, que nem se amarra numa sacanagem, foram os publicitários do Bradesco, que resolveram criar um "Porra, Bradesco!" (porrabradesco.tumblr.com) às avessas, onde os posts só faziam elogios ao banco, como se isso fosse possível. Não deu certo, o povo manjou a jogada e logo respondeu criando o "Caralho, Bradesco!" (caralhobradesco.tumblr.com), que pega todos os posts do palavrão tradicional e esculacha com a descarada propaganda.


Muito bem feito pros marketeiros do Bradesco, que acabaram ganhando um "Porra, Publicitários!" (porrapublicitarios.tumblr.com) exclusivo pra eles...

Fontes: http://naosenhor.blogspot.com/2010/03/as-porras-e-caralhos-do-tumblr.html
http://info.abril.com.br/noticias/internet/o-fenomeno-pxxxxx-no-tumblr-09032010-34.shl
Próxima Postagem Postagem Anterior
2 Comentários
  • Anônimo
    Anônimo 05/11/2011, 22:26

    PORRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    • Anônimo
      Anônimo 29/04/2012, 00:53

      Você tem 72 horas de vida...

Adicionar Comentário
comment url