Blog Cersibon: as tirinhas mais nonsense da internet

blog cersibon

Cersibon (cersibon.blogspot.com) é uma série de tirinhas online brasileiras de humor criadas por Rafael Madeira. As tirinhas tornaram-se populares em blogs brasileiros e receberam menções nos jornais Folha de S. Paulo e no O Estado de S. Paulo, que considerou o Cersibon "o grande hype da internet brasileira" em 2008. A palavra "cersibon" teria surgido da frase em francês "C'Est Si Bon" ("é tão bom", em português), uma canção popular dos anos 1940 que Madeira ouvia no momento de criação.
 

História



A ideia de criar uma webcomic veio após Rafael ler algumas tirinhas "horríveis", inspirando-o a criar uma "ainda pior". No entanto, as tirinhas ganharam popularidade rapidamente na Internet em 2008.


Após alguns meses, o autor decidiu parar de publicá-las por ter achado que a ideia já havia sido explorada o suficiente. Em 2009, as historinhas voltaram, agora com personagens fixos e tramas. O blog também ganhou nova hospedagem, no portal Interbarney. 

Após uma nova pausa, as tirinhas voltaram novamente em agosto de 2010, no mesmo endereço, agora com o formato antigo de 3 quadros e sem trama subjacente.


Em geral, as tiras apresentam uma sequência vertical de três cenas, com personagens sem forma fixa, feitas no Microsoft Paint. 

Segundo o autor, o traço característico surgiu por conta de um problema no mouse, sendo mais tarde descrito por comentadores como minimalista e infantil. 


A linguagem, embora algumas vezes descrita por jornalistas como "tiopês", é uma variação do Garble, "que tem em sua essência embaralhar completamente um texto, deixando-o incompreensível, e então desfazer só um pouco essa ofuscação pra dar a impressão de que tem alguma ideia sendo expressa ali", segundo Madeira. 



O humor das tirinhas consiste no nonsense, na forma de desenhos aparentemente mal-feitos e na sátira ao modo que alguns usuários usam para escrever em chats e blogs, "invertendo ordens, letras e sinais de acentuação, sem o menor apego às regras da escrita"

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cersibon
http://blogs.estadao.com.br/link/cersibon-esta-de-volta/
Próxima Postagem Postagem Anterior
2 Comentários
  • Anônimo
    Anônimo 16/08/2011, 01:29

    que de a mulherada

  • Anônimo
    Anônimo 26/11/2011, 22:50

    kbo ferias kb vagbundgemm bora trbalah peçoal~

Adicionar Comentário
comment url