Blogblogs, o diretório de blogs que agitou a blogosfera brasileira, chegou ao fim


Imagino que os blogueiros mais novos de estrada talvez nunca tenham ouvido falar disto, mas o site BlogBlogs (blogblogs.com.br) já foi o maior diretório de blogs do Brasil. Até então, o Technorati era o responsável por indexar toda a blogosfera. Foi quando o Manoel Lemos, atual CTO da Abril Digital, viu uma oportunidade e lançou o BlogBlogs, um dos primeiros agregadores brasileiros de blogs em língua portuguesa. E que infelizmente, chegou ao fim.

BlogBlogs - o maior site de indexação, ranking e busca de blogs do Brasil.


O BlogBlogs foi um agregador de blogs em língua portuguesa, e o maior site de indexação, ranking e busca de blogs do Brasil. 

Era um serviço gratuito, responsável também por reunir uma numerosa comunidade virtual de editores e leitores de blogs.



Criado por Manoel Lemos, o site foi desenvolvido em plataforma 2.0, pois valorizava e acreditava no conteúdo gerado pelo usuário [UGC – user generated content], fazendo uso da inteligência coletiva para a sustentação das conexões sociais e a disseminação do conteúdo. 

 Foi totalmente desenvolvido em Ruby on Rails, framework para o desenvolvimento de aplicações web em linguagem Ruby. Além do Rails, utilizava o Apache para proxying e load balancing, o Mongrel como servidor de aplicações e o MySQL como sistema de banco de dados. 

 O site rodava em servidores Sun Microsystems com OpenSolaris e foi desenvolvido em Mac OS X, utilizando o TextMate como ambiente de desenvolvimento.

Servidor do Blogblogs brincando nas horas mais difíceis


I. Recursos
1.Inúmeras formas de busca de blogs:
_ por palavras-chaves (tags);
_ pelo conteúdo dos posts;
_ pelas características dos autores dos blogs;
_ pelos blogs favoritos dos próprios usuários;
_ ou pelos blogs mais referenciados no ranking.
2. Ranking de blogs;
3. Adicionar blogs como favoritos;
4. Registrar múltiplos blogs;
5. Utiliza Social Bookmarking;
6. Livestream BlogBlogs;
7. Possui uma comunidade virtual de 100 mil usuários cadastrados;
8. Organização de conteúdo por tags;
9. Nuvem de tags, que hierarquiza visualmente o conteúdo do site;
10. Registro de atualização de blogs por feed e ping;
11. Plugins de diversas finalidades para blogs;
12. API pública para desenvolvedores.

A importância do Blog Blogs

mudança de logo do blogblogs

BlogBlogs era uma espécie de Technorati brasileiro. Em ambos os sitemas você podia também adicionar botões para que as pessoas marcassem seu blog como um blog favorito. 

Depois de se cadastrar e adicionar o blog em ambos os sistemas você pegava o código e coloca no blog para então ser reconhecido no sistema. 

BlogBlogs era um ótima fonte de pesquisa para entender a blogosfera e servia de termômetro da popularidade de diversos assuntos, participar da ferramenta era ótimo para divulgar o blog e obter mais informações sobre a relação dele com outro blogs.


Mudança de layout da página principal

II. Curiosidades
* O BlogBlogs já possuiu mais de 200.000 blogs, 100.000 usuários cadastrados e 1,8 milhão de posts indexados;
* De acordo com o Alexa.com, no Brasil, Portugal, Angola e outros países de língua portuguesa, o BlogBlogs era mais acessado que o Technorati;
* Durante 1 ano e meio, o BlogBlogs foi mantido por apenas uma pessoa, seu criador, Manoel Lemos. Nesse período, chegou a atingir 5 milhões de pageviews mensais;
* Em Fevereiro de 2008, o BlogBlogs se profissionalizou, tornando-se uma empresa - a WebCo Internet - e em agosto ganhou seu primeiro produto irmão: o Brasigo;
* É um dos Top 100 sites mais acessados em idioma português, Top 200 em todo o Brasil e Top 300 em Angola e Portugal (dados de Set/2008);
* O widget de últimos leitores do BlogBlogs ultrapassou a marca de 1,5 milhões de pageviews diários em setembro de 2008.

Segue a relação dos 10 Blogs mais populares (segundo o BlogBlogs):


1- Interney
2- Meio Bit
3- Sedentário e Hiperativo
4- Pensar Enlouquece
5- Obvius
6- Contraditorium
7- Gritos Verticais
8- Blog do Cardoso
9- Brainstorm #9

Sistema de Ranking e polêmicas


famoso widget de últimos leitores do blogblogs

Na época, o ranking deles era respeitadíssimo e indicava a relevância dos blogs nacionais. Existia até uma disputa (saudável), mas em novembro de 2008 um grupo divulgou uma forma de manipular o ranking do BlogBlogs – o que, certamente, arranhou a credibilidade do site e levou à evasão de vários blogueiros importantes.
"Estou falando do pega-pega que ocorreu no BlogBlogs onde um grande número de blog´s menores e sem expressão se junto e se rebelou contra meia dúzia de blog´s grandes. Primeiro vamos enteder o cenário em que tudo aconteceu, o BlogBlogs é um excelente sistema de indexação de blog´s no Brasil, alguns até dizem que ele é o Technorati brasileiro, e como todo sistema ele precisa se basear em parâmetros para conseguir processar e devolver ao mundo um retorno, e o sistema do BlogBlogs não é diferente. Foi aí que o pessoal percebeu o incrível valor que links possuem dentro do sistema do BlogBlogs e foi aí que a casa caiu. Vários blog´s pequenos formaram um Meme e foram passando links um para os outros e a coisa cresceu de tal forma que afetou profundamente o resultada da indexão do BlogBlogs e com isso o Cardoso e cia teve importantes posições perdidas. O BlogBlogs se posicionou de forma neutra e disse que vai se esforçar ainda mais para aprimorar o sistema de indexação e que fazer Memes pela Internet é comum e realmente não pode ser proibido. Achei muito legal a posição não arbitrária do BlogBlogs, ao invés de fazer como outros motores de busca que capam sumariamente o site/blog da sua indexação (sem nem ao menos pesquisar e procurar saber o que realmente aconteceu) ele manteve uma postura idônea quanto ao fato e respeitou o principal atrativo da Internet, a liberdade de expressão." Texto retirado do blog doisespressos.

Em 2009, o ranking ficou praticamente congelado (sem atualizações) durante o ano todo e mostrando até perfis do Orkut, bem como sites e agregadores de links, o que não se encaixava na proposta inicial do BlogBlogs, que era agregar somente blogs. Porém no início de 2010, o site voltou das cinzas com sistema aprimorado.
...

O FIM


Alguns usuários do Blogblogs receberam um e-mail informando o encerramento das atividades do site, sem maiores explicações, no dia 31 de dezembro de 2010.



Caro usuário,

É com tristeza que anunciamos através deste comunicado, o encerramento das atividades do BlogBlogs. Após 4 anos reunindo blogs, blogueiros e leitores, chegou a hora de tirar o nosso time de campo. A partir do dia 31/12/2010, o BlogBlogs não estará mais no ar.

Aproveitamos para agradecer a todos que estiveram conosco durante a nossa vida e aos blogs que daqui fizeram parte.

AVISO ESPECIAL AOS BLOGUEIROS UTILIZAM OS WIDGETS DO BLOGBLOGS
Com o BlogBlogs fora do ar, o widget de últimos leitores também deixará de funcionar. Para evitar problemas no seu blog, como quebra de layout, nossa recomendação é que você remova o link do widget até o dia 31/12/2010.
Abraços, Equipe BlogBlogs


Nele não está informado os motivos, apenas a decisão, e com tristeza a blogosfera perde mais um grande divulgador de blogs que em muito auxiliou o crescimento de muitos pequenos blogs existentes hoje em dia. 

O estranho é que eles estavam planejando a criação de uma rede de anúncios e no blog oficial, em 29 de outubro de 2010, eles postaram revelando novidades que estavam sendo implementadas. O BlogBlogs estava no ar há quase 4 anos. Será que um dia ele volta novamente das cinzas?

Enquanto isso, blogueiros procuram um substituto ao Blogblogs. O escolhido é o Blogolhada, mas pelo que analisei, o sistema do serviço é muito primitivo comparado ao Blogblogs. Mas vamos ver se com o tempo as coisas melhoram.

Fontes: http://web2brasil.pbworks.com/w/page/13171714/BlogBlogs
http://tecnoblog.net/49844/agregador-brasileiro-de-blogs-blogblogs-vai-fechar-as-portas/
http://www.interney.net/?p=9757763
http://www.dicasblogger.com.br/2010/05/o-blogblogs-esta-de-volta.html
http://poesiasefatos.blogspot.com/2010/12/blogblogs-encerra-suas-atividades.html
http://www.saberebomdemais.com/personalizando-o-widget-de-visitas-do-blogblogs/
http://www.gfsolucoes.net/gustavo/blogosfera/blogblogs-encerra-suas-atividades-misteriosamente/
http://www.viamais.net/blog/?p=656
http://doisespressos.wordpress.com/2008/11/26/dois-pitacos-sobre-a-crise-do-blogblogs/
http://bobagento.com/2008/03/page/5/
http://twitter.com/blogblogs
Próxima Postagem Postagem Anterior
1 Comentários
  • Atena
    Atena 12/01/2011, 17:34

    Puxa vida, fiquei sabendo disso por aqui apesar de ser cadastrada no Blogblogs. Já fazia um tempinho que não aparecia lá.
    É pena porque através dele é que eu sabia quais blogs tinham meu link.
    Existe algum outro que faz isso?
    abraços

Adicionar Comentário
comment url