segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Suicídio.com - Yoñlu e outros casos de suicídios na internet


Navegando e explorando este mundo infinito que é a web acabei encontrado a história do jovem Vinícius, a.ka Yoñlu. Ele é um caso à parte do submundo da internet e da qual devemos tomar cuidado. Serve de lição para pais e futuros pais que porventura leêm este blog. O texto abaixo foi adaptado de uma reportagem da revista Época. Leia abaixo:

Quem foi
Yoñlu é o apelido que o brasileiro Vinícius Gageiro Marques usava na internet. Vinícius foi estimulado ao suicídio e auxiliado por pessoas anônimas na internet. Ele é a primeira vítima conhecida no Brasil de um crime que tem arrancado a vida de jovens de diferentes cantos do mundo – uma atrocidade que poderia ser chamada de Suicídio.com.

Vida e personalidade

Filho único do casamento de um professor universitário que foi secretário de Cultura do Rio Grande do Sul com uma psicanalista, ele teve todo o estímulo para desenvolver inteligência e sensibilidade. Alfabetizou-se em francês quando a mãe fazia doutorado em Paris. Ele era um garoto superdotado, descrito como “extraordinariamente inteligente” e “extremamente sensível”. Vinícius era um garoto de 1,83 metro de altura, magro e bonito. Mas não era essa a imagem que via. Em alguns momentos, segundo o inquérito, sentia que seu corpo se desintegrava, que seu rosto estava deformado. Procurava então um espelho para ter certeza de que estava ali. Na escola, quando tinha essa sensação, levava um CD para poder se olhar sem chamar a atenção. Aos 12 anos, ele já lia Kafka.

O Plano

Vinícius criou uma fantasia para enganar os pais: a de um adolescente “normal”. Disse a eles que queria fazer um churrasco para os amigos, que estava interessado numa “guria”, que preferia não ter os pais por perto. Dias antes, pediu ingresso para um show que aconteceria depois de sua morte, iniciou um tratamento de pele, foi ao supermercado comprar a carne. A mãe arrumava a mesa para o churrasco de ficção.
Por volta de 11h15, os pais saíram do apartamento que ocupa três andares de um prédio da família, num bairro de classe média de Porto Alegre.
Por volta das 12 horas Vinícius ligou para o celular da mãe, avisando que os amigos tinham chegado e que estava “tudo bem”.
Às 13 horas, os pais deixaram o violão, que estava no conserto, na portaria do prédio. Vinícius foi buscá-lo.
O que aconteceu depois foi gravado por Yoñlu no computador. Às 14h28, ele postou num grupo de discussão, sempre em inglês: “Estou fazendo esse método CO (suicídio por inalação de monóxido de carbono) neste momento e tenho duas grelhas queimando no banheiro. Aqui está a foto. Alguém pode me dizer se há carvão suficiente e quando eu posso entrar no banheiro e me deitar? Por favor, por favor, me ajudem! Eu não tenho muito tempo”.


A foto mostra duas churrasqueiras portáteis com chamas, uma ao lado da outra, num banheiro. Às 14h42, alguém diz: “Como você está se virando? Espero que você consiga o que quer. Talvez você volte daqui a pouco tossindo”. Dois minutos depois, Yoñlu escreve: “Ah, meu Deus. Eu não consigo suportar o calor, está tremendamente quente naquele banheiro. O que eu devo vestir para se tornar mais suportável? Eu tomei uma ducha antes, mas não adiantou nada. O que eu posso fazer? E o que eu devo fazer para desmaiar, por Deus?”. Um bombeiro aposentado de Chicago, segundo o inquérito policial, orientou Yoñlu a retirar as roupas, encharcar algum pano e se enrolar nele para suportar o calor até o momento de desmaiar.
O último post de Yoñlu, foi às 15h02. Muito tempo depois, alguém escreveu: “Acho que funcionou, já que ele não entrou mais em contato”.

Corrida contra o tempo

Às 15h45, o policial federal Enrico Canali, de Porto Alegre, foi chamado ao telefone porque era fluente em inglês. No outro lado da linha estava o policial Ken Moore, de Toronto, no Canadá. Lindsey, uma universitária canadense, amiga virtual de Yoñlu, procurou a polícia de sua cidade para avisar que alguém no sul do Brasil estava se suicidando. Deu o endereço de Vinícius, obtido com outro amigo virtual. Canali acionou a Polícia Militar.

Os PMs Volmir da Silva Ramos, sargento, e Fernando Hermann Heck, soldado, foram chamados pela central. Eram 16h10. A zeladora do prédio demorou 15 minutos para deixá-los entrar, assustada com a presença da polícia narrando uma história que soava absurda. Chamou o avô de Vinícius, que morava em outro apartamento do mesmo prédio. Durante cerca de uma hora, o serviço médico tentou reanimar Vinícius. Sem sucesso.

Vinícius e Yoñlu, morreram por asfixia por volta das 15h30 de uma quarta-feira de inverno no dia 26 de julho de 2006.

A Carta
Eis alguns fragmentos da carta deixada por Yoñlu aos pais.
“Não pensem de forma alguma que eu quis lançar-lhes algum tipo de culpa por terem, de certa forma, ‘assistido’ a minha morte. Não havia nada que pudesse ter sido feito para impedir isso”.
“Não houve churrasco, não havia colegas nem guria que eu goste. Peço desculpas pela maneira trapaceira com que arranjei meu suicídio. Peço desculpas também pela maneira assustadora com que a notícia chegará a vocês. Foi a maneira que encontrei de garantir um dia inteiro sozinho a fim de conduzir o procedimento da maneira mais segura”.
“Para garantir uma margem segura de tempo, inventei a história do churrasco, pedindo para que vocês saíssem de casa durante todo o dia. (...) Essa medida fez com que o churrasco de hoje parecesse um grande progresso no que tange a minha condição psíquica, quando na verdade era justamente o contrário”.
“O método que escolhi foi intoxicação por monóxido de carbono, é indolor e preserva o corpo intacto, mas demora, e se a pessoa é resgatada antes de morrer fica com graves lesões cerebrais e torna-se um vegetal”.
“O computador está cheio de material sobre mim para vocês lerem se quiserem. Todas as minhas conversas no MSN estão gravadas. Eu tinha um blog em http://yonnerz.blogspot.com. Todas as minhas músicas estão salvas...”.
“Se conseguirem enxergar além da ótica da paternidade, verão que nada de especial aconteceu no dia de hoje. O mundo continua igual. (...) Espero que não tenha ficado nada pendente”.

CD

Vinícius deixou salvo em seu PC mais de 60 músicas. Vinícius aprendeu a tocar bateria aos 4 anos, depois piano e violão. Na porta do quarto grudava um cartaz: “Gravando”. Uma vez chamou a mãe para ajudar na canção “Tiger”, faixa 14 do CD: o aparelho nos dentes não permitia que ele gravasse o assobio. Seu CD foi lançado em fevereiro de 2008 pela Allegro Discos, com 23 músicas de sua autoria. Parte delas foi entregue aos pais na forma de uma herança às avessas: “Deixei na mesa do computador um envelope vermelho da Faber-Castell que contém um CD com algumas de minhas músicas”. As letras das músicas você pode conferir no Letras.terra.

"Eu acredito que a cadência e a harmonia certas no momento certo podem despertar qualquer sentimento, inclusive o da felicidade nos momentos mais sombrios’’ . Yoñlu

Outros Casos de Suicídio na Internet

Simon Kelly, 18 anos

O suicídio de Simon Kelly, de 18 anos, em Cornwall, na Inglaterra, foi um dos primeiros sinais de que algo de macabro estava acontecendo no reino da internet. No verão de 2001, o garoto aproveitou uma viagem dos pais para acessar sites sobre suicídio com detalhes técnicos de como poderia se matar. Morreu de overdose enquanto conversava com “amigos” virtuais em uma sala de bate-papo. Ninguém tentou dissuadi-lo ou buscou ajuda. Simon respondeu: “Fiz isso no domingo. Vejo vocês do outro lado”. A morte foi transmitida pela câmera do computador.

Megan Meier, 13 anos

Megan Meier, uma adolescente americana de 13 anos, foi uma vítima da mais banal das maldades, cuja potência de destruição foi multiplicada na internet. Depois de receber mensagens hostis de um “amigo” virtual no site de relacionamento MySpace, Megan subiu ao 2o andar da casa e se enforcou com um cinto no closet. Josh Evans, um garoto musculoso de 16 anos, louco por pizza, tinha dito a ela: “Você é uma pessoinha de m.... O mundo seria bem melhor sem você nele”. O detalhe: Josh nunca existiu. Era uma criação coletiva de suas vizinhas para se divertir com a menina gordinha.

Thiago de Arruda, 19 anos, Brasil

Março de 2007. Thiago de Arruda, estudante de Educação Física, foi atacado em uma comunidade do Orkut cuja principal missão era fazer fofocas sobre os moradores da cidade. Chamavam Thiago de “homossexual e pedófilo” na internet. O ataque atravessou as paredes virtuais da rede, e ele passou a ser agredido nas ruas de Ponta Grossa no Paraná. Thiago escreveu na internet que, se as agressões continuassem, ele se mataria. Um internauta disse que ele deveria mesmo se matar e ensinou o mesmo método usado por Vinícius: inalação de monóxido de carbono. Thiago foi encontrado morto na garagem de sua casa. Cinco pessoas foram identificadas pela polícia. Ninguém foi preso.

Estatísticas

Somente em 2005, 91 pessoas, a maioria entre 20 e 30 anos, suicidaram-se no Japão, estimuladas por sites na internet. Apenas em um mês, março de 2006, houve três casos de suicídios coletivos combinados em fóruns virtuais no país: 13 internautas morreram. Em 2007, 14 jovens da região de Bridgend, no sul do País de Gales, se mataram. Alguns deles estavam ligados por um site de relacionamento que difundia uma idéia “romântica” do suicídio. O mais velho tinha 26 anos. Nos últimos seis anos, a Papyrus, entidade dedicada à prevenção do suicídio, registrou 27 mortes incentivadas pela internet apenas na Grã-Bretanha.

Crédito: revistaépoca - yoñlufansite

85 comentários:

  1. se fudeo.... genio uma poha... idiota..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff cara,não sabe de nada então cala a boca!!
      Tu não percebeu a maneira como ele escreveu a carta,formalmente.?!?Mais gênio que você que não tem inteligencia nem para ter discernimento do que acabou de ler...
      Ele devia ter algum problema psíquico como o cujo cita...Algum distúrbio que devia ser tratado com um psiquiatra...
      Infelizmente ele a usou sua inteligencia de maneira incorreta,disfarçando o "sinais" que ja deveriam ter sidos notados...
      Mania besta das pessoa julgarem umas as outras sem ao menos tentarem avaliar a situação...

      Excluir
    2. se fudeo, se escreve com "u" no final
      ...., se isso é uma reticências tem um ponto a mais
      genio, tem acento circunflexo no "e"
      uma poha..., se escreve com "rr", ao menos aqui a reticências está correta
      idiota.., novamente se isso é reticências está faltando um ponto

      Grato pelo comentário, Sr. Analfabeto

      Excluir
    3. Pior que esse moleque de merda criado à leite com pêra que se matou por causa de namoradinha, só quem defende ele mesmo.

      Excluir
    4. A depressão nada mais é do que um desequilíbrio químico no cérebro e pode ser explicada, já sua ignorância é um pouco difícil.

      Excluir
  2. Mew... ca**** q isso?!?!? Inacreditável O.o

    ResponderExcluir
  3. Idiota não é o termo certo. Mas ele tinha tudo na vida, e porque ainda fez isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não falem sobre oq vcs não entendem, ele foi fruto da maldade das pessoas

      Excluir
    2. "Mas ele tinha tudo na vida,..."
      É... definitivamente, você não sabe o que fala.

      Excluir
    3. vcs é que são idiotas. o garoto deveria ter problemas psiquiatricos nao tratados de maneira correta. depressao vai ser o mal do seculo 21, por sinal a depressao ja é no brasil a segunda causa de afastamentos de trabalho. e um dos sintomas é a insonia que ja ganha aspectos de pandemia no mundo. Andre Paes nao fale o que vc nao sabe, Deus livre vc ou um de seus proximos dessa doenca, que tem cura, ja sua idiotice, nao.

      Excluir
    4. A MÃE dele é psic[ologa porra, como ele tem problemas não tratados? Acho bom que se matou, esse tipo de cara que não dá valor à vida que metralha pessoas no cinema

      Excluir
    5. Psicólogos não podem tratar os próprios familiares.
      A depressão dele tinha sido SIM diagnosticada e ele estava sendo tratado, quando ele disse aos pais que a dar um churrasco com amigos, ele estava passando a impressão de que tinha melhorado quando seu objetivo era obviamente outro.
      Se vocês acham que foi bom ele ter se matado e que ele era idiota, vocês são EXATAMENTE o tipo de pessoa que influencia as outras a tomarem essas iniciativas.
      Depressão é uma DOENÇA SEM CURA. O tratamento não garante que o paciente nunca mais sentirá as coisas que sente.
      E pelo amor de Deus, julgar alguém de quem vocês não sabem absolutamente nada sobre a vida é pura ignorância. Vocês realmente acham que uma pessoa que prefere a morte a vida "tem tudo"?
      O que vocês pensam e falam me choca mais que os suicídios em si.

      Excluir
  4. PESSOAS ESPECIAIS NÃO DEVE SER JUGADOS ELE TINHA A VIDA INTEIRA PELA FRENTE QUEM CRITICA FAÇA IGUAL O QUE ELE FEZ ,DUVIDO SE TEM CAPACIDADE DE CHEGAR PERTO DA OBRA DELE

    ResponderExcluir
  5. A VIDA DE PESSOA DEPRIMIDA É MT.COMPLICADA DOI VIVER NÂO QUE SEJA PRECISO MORRER MAS QUEREM SE LIVRAR DA DOR

    ResponderExcluir
  6. NÃO SEJA SEM CULTURA DE DUVIDAR DO SOFRIMENTO DE ALGUEM A MENTE HUMANA NOS PREGA PEÇAS INACREDITAVEIS E TEM DOENÇAS QUE NEM MEDICOS MAIS CAPACITADOS CONSEGUEM CURAR OU TRATAR

    ResponderExcluir
  7. MUITOS VIBRAM COM A DOR HUMANA COMO FOI O CASO DOS AMIGOS FALSOS DA INTERNETE QUE AJUDARAM YONLU NA SUA FATIDICA MORTE PESSOAS QUE NÃO VALEM NADA ELE PRECISAVA DE ALGUEM PARA AMPARAR SEU LAMENTO PELO MUNDO E QUE MUNDO É ESSE QUE PODE EXISTIR PESSOAS CAPASES DE TAL ATROCIDADE

    ResponderExcluir
  8. PARE,PENSE,OLHE,QUE OUTRO DIA JA VEM ELE SO PRECISAVA ENTENDER ISSO MAS NÃO CONSIGUIU UMA PENA MESMO SINTO MUITO PELA SUA FAMILIA A DOR DE SUA FALTA DEVE SER MUITO GRANDE ACHO QUE QUASE IMSUPORTAVEL

    ResponderExcluir
  9. CARA INTELIGENTE PRA CARAMBA ESSE YONLU ,MAS ESSA MALDITA DEPRESSÃO FEZ ELE DESISTIR DE TUDO E TINHA TANTO PRA COMPARTILHAR COM NÓS.
    ELE FAZIA TRATAMENTO MAS NÃO ADIANTOU A DEPRESSÃO E TERRIVEL

    ResponderExcluir
  10. Inteligente é minha piroca.
    Mlk babaca, isso é culpa dos pais. Eu não vejo um pobre com depressão, só esses playboys.
    Deixou uma porrada de música merda, ainda bem que ele sabia que não iria somar em nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARA É INACREDITAVEL COMO VOCÊ NÃO PENSA, MEU DEUS

      Excluir
    2. Quem soma bastante é vc né campeão...

      Excluir
    3. Santa ignorância...Aff...
      Antes de analisar e julgar o garoto,você com essa linguagem fútil e vulgar deve ser um moleque de 13 anos(se não...nossa...)que é "encrenqueiro",daqueles que anda com a turminha besta e só tem coragem de fazer isso ou aquilo quando esta com outras pessoa,aquele tipinho ridículo que "cria" coragem na frente dos outros,que é O "foda" ...
      "Não iria somar em nada"?Pelo menos ele sabia articular as palavras e criar uma sentido coeso na frase,diferente de você com esse pensamento extremamente racional e filósofo...
      Parabéns!Sua forma de pensar irá mudar a vida das pessoas e o planeta para melhor...

      Excluir
    4. O índice de suicidio é muito maior do que tu imaginas, em diferentes classes sociais. Tem crescido muito o suicidio de crianças tb, mas não são expostos pela mídia, e a maioria deles é relatada como "acidente doméstico". Precisamos falar mais sobre doenças emocionais. Precisamos falar sobre bipolaridade, sobre psicopatia, pedofilia. A mente humana é capaz de muita coisa, inclusive de pessoas, que se acham normais, escrever tanta bobagem, só pq estão do outro lado da tela. Espero que tu, Lucas, tenha amadurecido ao longo desses mais de 5 anos. Que nunca tenha se deprimido, ou visto alguém próximo sofrer.

      Excluir
  11. infelizmente as pessoas ainda hoje não entendem o que é depressão...

    ResponderExcluir
  12. babaca è quem nâo tem um minimo de cultura e nos dias de hj ñ sabe o que é uma depressão; eu ja vi muitas pessoas humildes com depressão se tratando na saude mental do sus e muito pobre financeiramente falando se matar é so ler um pouco .Mas tenho pena de pessoas pobres de espirito como esse tal Lucas babaca ñ entende nada

    ResponderExcluir
  13. esses que criticam a inteligencia de yonlu deviam ler um pouquinho da historia do guri um garoto de 16 anos que se passava por um de 26,tem que ter maturidade todos pensavam que ele era mais velho por causa do seu ´´talento`` (que poucos tem). E culpar os pais nada a ver que comentario mediocre

    ResponderExcluir
  14. Pessoas mediocres que ñ tem nada para acrecentar
    como yonlu acrecentou na musica ,na vida famlia dele, e quem requece a tristesa de um caminho brilhante interompido
    Deveria ter o minimo de compustura e ficar quieto ,pois o silencio ja é muito pra voces sem talento até de escrever um simples comentario.Psiu

    ResponderExcluir
  15. Alguns tem uma inveja do caralho do pleyboy yonlu por isso criticam e ñ querem entender o que aconteceu com ele, essa maldita depressão que esta acabando com muita gente boa .
    Nâo que seja certo desistir da vida mas ele era uma pessoa boa e era amado,O que não é o caso de uns e outros

    ResponderExcluir
  16. O que esse merdinha acrescentou na música? Nada.
    Inteligente, talentoso, ótima personalidade, etc.. Foda-se! Está morto! Deperessão é o caralho, isso é coisa de gente idiota.
    Morreu como um ninguém, parabéns. Tem que gostar muito desse mongol pra dizer que as músicas dele são boas. Porque puta que pariu! Nem a mãe dele deve ouvir essas merdas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai se fuder seu idiota!

      Excluir
    2. É por existir pessoas como você Lucas, que jovens como Yoñlu se matam! Ninguém te obriga a gostar dele, mas tenha o minimo de respeito por ele, assim como por qualquer pessoa.

      Excluir
    3. Não cara, para de falar merda.

      Excluir
    4. meu deus Lucas, como você é burro.

      Excluir
    5. se você continuar burro e ignorante desse jeito, você que vai acabar morrendo como ''ninguém'', larga mão de ser trouxa.

      Excluir
    6. Ah é Lucas,concordo completamente com você...
      O que um cara,que leu Kafka aos 12 anos iria acrescentar né?!
      Musica de verdade é MC Gui,Latino,Bonde das Maravilhas...(não desmerecendo aos que gostam...)
      Sua forma de pensar revela o pouco da sua personalidade maravilhosa e racional que todo ser humano deveria ser!
      Ah,tbm acho que você deveria estudar um pouco mais viu,porque se não sabe,Depressão é considerado uma doença,pois impede que o cérebro produza serotonina,o hormônio do 'bem estar" nas pessoas
      deixando as pensarem de forma lúcida...
      Me surpreende como pessoas do período paleolítico ainda conseguem existir entre nós...

      Excluir
    7. O cara falou isso anos atrás, mas a ignorância é tanta que dá vontade de responder

      Excluir
  17. Esse garoto era tão esperto e só andava com gente burra? Como pode isso? Internet é um meio informal, certo, mas é cada erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mano, pensa um pouco, pelamor.

      Excluir
  18. Lucas seu ignorante, voce nao gostar das misicas dele è uma coisa gosto é gosto cada um tem o seu procure ler sobre yonlu e seus sentimentos e procure ler tambem sobre depressão acho que graças a deus voce ñ tem nem um caso na familia se ñ è claro que iria enteder o que è essa praga que esta destruindo pessoas pelo mundo inteiro

    ResponderExcluir
  19. Fico tão indignada com pessoas que nos dias de hoje tem capacidade de dizer que depressão é...
    Meu Deus e se dis conhecedor do mundo da informatica só pode ser um imaturo ou uma criança.OBS:Sem informação e sem cultura

    ResponderExcluir
  20. Ele era um cara do bem não fez mal a ninguem a ñ ser a si mesmo
    Ele sofria e se livrou do mundo que tanto ele achava injusto.Obvil que o suicidio e uma maneira covarde de si livrar dos problemas , põ mas ele não consiguiu

    ResponderExcluir
  21. Recado p/ lUCAS LEIA REPORTAGENS SOBRE YONLU SOBRE COMO ELE ERA UM CARA DO BEM DEPOIS POSTE ALGUM COMENTARIO MAIS DECENTE SOBRE O ASSUNTO .
    NÂO SEJA INSANO, NEM PENSE QUE QUERO DISCUTIR SÓ QUERIA QUE COMPRIENDECE QUE CRITICAR AS VEZES SEM CONHECER A HISTORIA DA PESSOA È FEIO

    ResponderExcluir
  22. Já li bastante merda desse sujeito pra saber que ele é um merda!
    Foda-se que ele era do bem, ele era um covarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, tem que ser muito burro mesmo p/ não entender, meu deus.
      acho que se eu explicasse p/ minha irmã de nove anos ela entenderia.

      Excluir
    2. Medíocre ridículo!
      Sujeito de merda é você com esse pensamento ignorante!
      O mundo seria bem melhor se essa "raça" pré-histórica fosse extinta...se tbm os pais educassem melhor seus filhos,deixando de mima-los para que não cresçam e virem isso...

      Excluir
  23. DESISTO, LUCAS JA VI QUE NÃO TEM DIÁLAGO COM VOCE, EU ACHO UMA COISA VOCE ACHA OUTRA E VOCE NÂO MUDA DE IDÉIA .
    NÃO DA MOLE PRAS OUTRAS OPINIOES
    UMA PENA, Ñ ENTENDER O CASO DE UMA PESSOA QUE TINHA A ´´DOENÇA DO SECULO DEPRESSÃO``.
    UMA PENA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor opção que vc toma ao desistir de argumentar com pessoas ignorantes!
      Acredite,até animais tem mais compreensão do que certas pessoas...

      Excluir
  24. OUTRA COISA SE VOCE Ñ GOSTA DELE TD BEM ,MAS PRA QUE CHINGAR TANTO O CARA SABE O QUE PARECE É QUE ELE FEZ ALGUMA COISA PRA VC
    ESSA RAIVA E ESSES CHINGAMENTOS SÓ PODE VIR DE ALGUM RECENTIMENTO OU MAGOA
    NÃO É NORMAL; MAS ACHO QUE ISSO Ñ VAI MUDAR TAMBEM

    ResponderExcluir
  25. ACHO A HISTORIA DELE TRISTE, TERRIVEL ,MUITO DOLOROSA PRA FAMILIA; O FUTURO BRILHANTE QUE ELE TINHA FOI INTERROMPIDO PELO SUICIDIO E A FAMLIA AINDA É OBRIGADA A CONVIVER COM CRITICAS
    E SAIBAM QUE ELES LUTARAM JUNTO COM YONLU OU VINICIUS CONTRA A DEPRESSÃO

    ResponderExcluir
  26. um dia desses li o nome dele de tras para frente vinicius=suiciniv achei intrigante

    ResponderExcluir
  27. Acho que ele era lindo um gato,inteligente,culto,viajado,boa familia,tinha dinheiro,tudo pra ser feliz,mas ele estava doente e infelismente nâo conseguio se livrar dessa doença.E acho que ele vai fazer falta sim para aqueles que o amavam

    ResponderExcluir
  28. menino sofredor que se entregou a depressão foi covarde mas criticar é facil ,sentir a depressão nâo facil é triste ,depressão é melancolia e quem sente desiste da vida

    ResponderExcluir
  29. QUE PENA,QUE PENA UM FUTURO INTERROMPIDO

    ResponderExcluir
  30. O MUNDO NAO MERECIA FICAR SEM YONLU

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. vinicius yonlu porque? maldita doença essa depressao

    ResponderExcluir
  33. sinto muito pela família do yonlu, mas depressão é uma doença complicada.. no entanto acho que existe tratamento e ele poderia ter esperado um pouco mais, mas ninguém sabe pelo oq ele estava passando.
    vi meu irmão lutar dois anos contra o câncer, e no que me lembro, não vi nenhum médico comentar sobre depressão, acho que devemos valorizar um pouco mais a nossa vida.

    ResponderExcluir
  34. Para quem está em perfeitas condições mentais, é muito fácil achar a vida maravilhosa, e ficar horrorizado com quem se mata. Mas a situação de um depressivo é diferente, pois a própria química do seu cérebro está alterada, produzindo menos substâncias que causam prazer.

    E a depressão pode ocorrer em qualquer classe social. O cara que disse o contrário ali em cima deveria ter vergonha de poluir a internet com tamanha ignorância.

    ResponderExcluir
  35. A depressão é uma doença triste e que não tem cura, ela é a pior de todas por único motivo: vemos pessoas com as mais graves e variadas doenças que não perdem a vontade de viver e muitas vezes até essa vontade os faz vencedor na luta contra doença...a depressão, ao contrário, tira a vontade de viver. É preciso estar em constante tratamento e sempre atento pq o momento do suícidio é curto. Tu decide e deu. Tá feito. Não tem mais como voltar atrás. É mta burrice que ouvimos por aí a respeito da depressão e do suicídio mas num país onde a falta de cultura impera, tbm não nos cabe julgar tamanha ignorância. Lamento por ele e pela família dele...

    ResponderExcluir
  36. Uma das causas de suicídio é o indivíduo se achar impotente e fraco para enfrentar suas dificuldades. Ele se julga inferior, incapaz, vítima da sociedade, desprezando a força que tem. Aí os problemas passam uma dimensão muito maior, e ele se vê impossibilitado para resolvê-los.

    Segundo esta linha de raciocínio, não existe pessoa “fraca” a ponto de não suportar um problema, que ele julga, de certa forma, demasiado para si. O que de fato ocorre é que esta criatura não teve força de mobilizar a sua vontade própria para enfrentar aquele desafio. Preferiu fugir, acreditando poder se libertar daquela situação. Só que não irá conseguir, pois a morte é apenas uma mudança de estado. A pessoa continua sendo a mesma, com os mesmos sentimentos e os mesmos problemas.

    O mais grave é que o suicida acarreta danos ao seu perispírito. Quando voltar a reencarnar, além de enfrentar os velhos problemas ainda não solucionados, terá acrescido a necessidade de reajustar a sua lesão
    perispiritual.

    Devemos ter a vontade firme de eliminar o mal invasivo da depressão, e vários caminhos podem ser percorridos: tratamento medicamentoso (às vezes necessário), trabalho espiritual incluindo a desobsessão, água fluidificada, passes magnéticos, trabalho beneficente, mudança de atitude mental, etc.

    Após iniciado o processo de recuperação é necessário que nos tornemos vigilantes, pois é muito comum a melhora cíclica, com altos e baixos. Vigiai e orai”. É importante aproveitar os períodos de melhora para empreender trabalhos edificantes no bem, consolidando as conquistas efetuadas.

    Uma coisa fundamental que devemos ter consciência é que ninguém e nada tem a capacidade de nos fazer infelizes se não quisermos. O centro de gravidade do nosso equilíbrio psico-emocional tem que estar localizado dentro de nós e não nas coisas exteriores.

    Não se deve condicionar a sua felicidade a algo que aconteça ou esperar que alguém o faça feliz. Estando com o seu centro de equilíbrio estável, se amando e se aceitando como é, você passa a viver o agora e aceitar as pessoas e as circunstâncias como elas são. Além disto, passamos a ver as qualidades do outro e não os seus defeitos, pois, geralmente vemos o outro como um reflexo do nosso estado íntimo.

    Não aceite o convite para sofrer, que venha de outra pessoa ou de você para você mesmo. Proteja-se. Emita pensamentos bons.

    Nada pode abalar aquele que alcançou o amor, a paz, a harmonia interior e sobretudo a Fé em Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, qta bobagem! vc sequer já definiu se é católico, evangélico, espírita ou místico? pq, sério, q mistureba sem pé nem cabeça de religiões com auto-ajuda barata de livrinho de banca de jornal q vc fez...
      "água fluidificada, passes magnéticos"??????
      hahah sheldon cooper is judging you.
      pessoalmente acho essa crença espírita em reencarnação e pagar pelos pecados de outras vidas sofrendo nessa ou nas próximas vidas uma monstruosidade insensível q deveria ser proibida! além de ser um engodo q justifica manter td como está (quem sofre está pagando pelo q fez... é "normal").
      quer dizer q uma pobre criança mendiga está nessa situação por estar pagando pelos pecados cometidos na "vida anterior"? pq é um espírito involuído mesmo e ainda precisa aprender?
      q filosofia de vida mais bunda, opressiva, insensível e cruel, hein??
      se falarem na minha frente uma coisa dessas o resultado é soco na boca.

      Excluir
  37. Dane-se Deus!

    Ele não tem DIREITO NENHUM de punir um suicida.
    NINGUÉM pode ser obrigado a nada.

    O fato de Deus ter nos criado não direitos aele sobre nós. E SIM DEVERES!

    DO CONTRÁRIO É APENAS ESCRAVIDÃO ETERNA, conforme os espíritas espalham.

    ResponderExcluir
  38. Dane-se Deus!

    Ele não tem DIREITO NENHUM de punir um suicida.
    NINGUÉM pode ser obrigado a nada.

    O fato de Deus ter nos criado não dá direitos a ele sobre nós. E SIM DEVERES!

    DO CONTRÁRIO É APENAS ESCRAVIDÃO ETERNA, conforme os espíritas espalham.

    ResponderExcluir
  39. Além de ter sido extremamente desrespeitoso, "Lucas Fe" também exibiu o seu próprio atestado de abjeta ignorância nos seus pessimamente redigidos "posts".

    Já o anônimo que postou em 16.07.2011 fez comentários bastante positivos e interessantes - dignos da prodigiosa pessoa que foi Vinícius Gageiro Marques, "Yoñlu", notável trovador do cancioneiro gaúcho e internacional - cuja memória será eternamente respeitada e homenageada por todos aqueles que o amam e curtem a sua prodigiosa obra.

    ResponderExcluir
  40. UM SUICIDA CAMICASE OU OS HOMENS BOMBAS, ACHO SIM SER UM CARA SEM VISAO - E UM DISPEDICIO PERDEM A PROPRIA VIDA E TAMBEM TIRAM A DOS OUTROS QUEMUITAS VEZES NADA TEM A VER COM ELE OU COM A SUA CAUSA.
    Porem o suicida que encontra na morte o fim dos seus problemas, deve ser respeitado. Pois nenhuma pessoa em condições normais teriam a coregem de fazer tal feito.
    A dor que sente vivendo é menor do que a dor que que ira sentir para deixar de viver.
    Mas digo o caminho jamais deve ser esse.
    Pois a vida é feita de fases, não importa qual seja o problema, a fase um dia passa. O suicida tem que ter muita coragem paga tirar a propria vida, mas a maioria sao covardes por desistir da caminhada que o levará ao fim dessa fase.
    QUANTAS FASES NEGATIVAS VOCE JA VENCEU - PORQUE PENSA QUE NAO VENCERÁ ESSA TAMBÉM??? VEJA ALEM DA PAREDE QUE ESTA A SUA FRENTE. MUITOS CONSEGUIRAM COM TODA CERTEZA VOCE TAMBÉM CONSEGUE.

    ResponderExcluir
  41. Ninguém sabe a vida que eles tinham.
    NINGUÉM pode julga-los.

    ResponderExcluir
  42. É triste ver como o inimigo pode entrar na vida de alguém ao ponto de fazê-lo sentir vontade de morrer, e oque é pior consumar o fato, não o julgo por essa infeliz decisão, mas afirmo mais uma vez o quanto é importante a presença de Jesus em nossas vidas muitos dizem que Deus não existe mas se ele O tivesse conhecido aposto a minha VIDA como ele não tinha tirado a dele porque Jesus diz: Eu sou o caminho a verdade e a VIDA...( João 14:6 )Ele é a vida, e se nóis não O temos de uma certa foma nóis também não temos a vida.

    ResponderExcluir
  43. Esse último comentário foi o mais bem-aventurado de todos, mas enfim.. Não temos motivos pra acharmos nada, apenas parar de fazer toda essa ladainha de net sobre esse podre rapaz. Com todo respeito, a música dele é muito boa mas acho que uma de suas influências musicais se tornou algo mal interpretado segundo a linguagem musical. Sabe disso quem já escutou - how to disapper completly- do RADIOHEAD em estado de depressão.

    ResponderExcluir
  44. Este tal Lucas Babaca nunca será capaz de compor uma única estrofe sequer, e ainda mais fazê-la tocar em danceterias canadence, aliás, nem na rocinha. Se vê de longe que se trata de uma pessoa que se julga acima das outras mas que na real está no chão, que se diz inteligente e entededor das crises humanas mas que não sabe porra nenhuma.E na realidade quem critica tanto uma pessoa que passou por isso sente no fundo do seu amago uma vontade incontrolável de fazer o mesmo mas que não tem a coragem para tal. Sinto muito Lucas Babaca, você é deplorável!!!

    ResponderExcluir
  45. é idiota acreditar em sites e comentários q aparece na internet...
    isso até parece q tão levando a sua vida na brincadeira,
    isso é pessoa q fika 24hrs grudada numa porkaria de computador

    pra mim o suicidio é uma grande arma...q ninguém pode te tirar ou te mandar fazer... isso serve quando não há mais nenhuma saída... quando a tua vida não dá mais certo, e quando vc perde pessoas q era tudo na tua vida...ou quando vc está cansado de tudo esse inferno mesmo...

    para muitas vidas o suicidio serve como um alívio...

    ResponderExcluir
  46. É uma pena que um rapaz tão especial tenha cometido isso com ele mesmo!
    Não entendo pq alguém coloca recados falando mal dele!
    Ele era um rapaz que sofria com problemas que parecem simples mas que fazem muitas pessoas sofrerem e por isso mesmo alguns não acham uma solução para essa tristeza e dor que fica dentro de si! Não importa a grana se não consegue ser feliz! Recado as pessoas que não respeitam nenhuma dor! Vc pode ter a sua opinião mas um pouco de respeito é o que qualquer um merece! Se não vc não pode viver em uma sociedade deve ser um MERDA de pessoa!

    ResponderExcluir
  47. A partir do momento que você pensa em tirar sua propia vida, ela automaticamente já está te deixando então para ser vitorioso sobre tal vontade é preciso Luta & Resistir. Aqui vai uma Frase de minha autoria para ajudar aqueles que teem este tipo de problema.:

    " A Vitória não é conquistada com o Vencer de uma Batalha, e Sim. Por Quanto tempo você Resiste a ela."

    By: Pedro R.A.R .

    ResponderExcluir
  48. cada um tem o direito de decidir o que quer da vida.ou então ficar se culpando pelo resto da vida.ele foi muito corajoso,pois se mal sucedido.seria bem pior para ele.

    ResponderExcluir
  49. q coisa triste... não sabia dessa história até hoje...
    agora não consigo parar de pensar nisso.
    q pena desse menino! q vontade de voltar no tempo e, sei lá, cuidar dele e falar q td mundo se sente sozinho em vários momentos mas q, no final, essa "vidinha" nesse mundo q vira e mexe é horroroso (oi, lucas! tô falando com monstros psicopatas como vc! bjo e boa sorte sendo essa aberração q vc é!) é td q a gente tem e vale a pena lutar por ela...
    ah... td mundo se horroriza com o bando de sádico sociopata dando dicas pra suicidas... olha, esse tal lucas é um deles! bom por a polícia federal de olho nesse troço (engracado q gente ruim assim não se suicida, né? fica como fardo pra sociedade).

    ResponderExcluir
  50. Sou pai de um belo garoto de 11 anos. Tenho em mente que nenhum pai programa falhar em seu papel. Ainda que errem, jamais têm como objetivo a infelicidade de seus filhos. Um amigo acaba de perder seu filho por um ato inexperiente como este. Qualquer que sejam as causas, deveria sempre haver entendimento dos demais. Depoimentos como diversos deste blog dão a exata dimensão do que anda pela internet. Pessoas desequilibradas se relacionando da forma mais fria possível... sem laços afetivos, sem conhecimento dos outros e da própria vida. Sem nenhum respeito... Julgar é muito fácil, principalmente quando se pensa estar acima das críticas. A vida é uma constante caminhada pelo conhecimento, crescimento e amadurecimento, e não precisamos de ninguém que tente nos atrapalhar. Precisamos sim, de pessoas equilibradas, realmente sensíveis às necessidades dos que podem alcançar com sua boa ação. Que tal buscarmos nos melhorar, antes de nos sentirmos capazes de comentários vazios. A internet nos oferta muita coisa boa e de valor, mas certamente oferta muito mais lixo do que podemos pensar. Saber separar o que presta do que não presta é que difícil para a maioria das pessoas. Será que somos capazes?

    ResponderExcluir
  51. O garoto tinha estrutura, era bonito... Imagino que ele tinha muito a agregar neste mundo. Eu não critico sua atitude, tem que ter muita coragem para fazer isso.
    Não é culpa dos pais. Nimguem consegue saber o que se passa na cabeça dos outros. Espero que Deus tenha confortado o coração deles.
    E realmente espero que o garoto tenha encontrado paz.

    ResponderExcluir
  52. idiota? voces sao um bando de merda, idiota sao vcs que nao sabem e nao entendem de nada , -'-

    ResponderExcluir
  53. Não há muita verdade nesta imagem que criamos deste garoto de 16 anos. Sua qualidade musical é inegável, mas somente do ponto de vista das colagens. O mérito dele está nas montagens e nos diálogos com os vários gêneros musicais dos últimos 40 anos. Criação? Eu seria mais cuidadoso ao tocar na questão da originalidade, visto que ele criou músicas que se inserem no chavão. Nada contra, gostei das músicas que ele fez, mas pela porta que meus ouvidos dedicam ao pop. Um garoto de 16 anos criado no berço da burguesia não iria tão longe em suas tristezas e análises das relações humanas. É uma grande falta que não houve um Vinicius mais velho, que conhecesse mais pessoas, muita gente ia gostar de conversar com ele sobre diversos assuntos, é uma pena que ele não tenha podido viver para ter uma razão para morrer, pois era um quadro clínico sua melancolia, era sintomática e o seu suicídio fôra a constatação mais grave. A tragédia não se dá pelo suicídio, mas pelo uso de sua imagem, pela elevação que damos ao tema, às vezes romantizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é vc e o quanto vc o conhecia pra poder afirmar q alguém criou uma imagem equivocada dele?? E como você pode dizer isso sem saber a imagem q cada um criou dele? como se todos interpretassem o q ele fez da mesma maneira

      "Um garoto de 16 anos criado no berço da burguesia não iria tão longe em suas tristezas e análises das relações humanas."

      Não vejo porque não poderia ir, desde quando só a classe social pode predeterminar algo tão profundo quanto os sentimentos e pensamentos de uma pessoa!?

      //////

      Excluir
  54. Internet pode ter contribuido nessa ultima tentativa de suicido do Vinicius, mas não é a gde culpada, ele estava disposto a morrer de qualquer forma. Cedo ou tarde ele colocaria fim a própria vida, já q ele vinha tentando isso desde os 11 anos. Ele era genio, e todos genios sofrem conflitos.

    ResponderExcluir
  55. Aos 12 anos, ele já lia Kafka

    HUEIHEUIHEUIHEUIEHUEIHEUIHEUIEHIUEHEUIHEUIEHUEIHEUIHEUIEHUIE

    ResponderExcluir
  56. Esse cara foi um lixo, só ficam idolatrando essas musiquinhas mela-cueca dele porque ele morreu. Já foi tarde.

    ResponderExcluir
  57. Matéria totalmente tendenciosa, quem é você para dizer que o garoto foi influenciado? Estava mais no que na cara que o garoto era inteligente e Fé porque quis. Você simplesmente não compreende. Talvez porque tenha um filho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...