segunda-feira, 27 de setembro de 2010

5 recursos do Google que faltam no buscador brasileiro

A busca do Google fornece resultados e recursos diferentes dependendo do domínio usado; cinco deles seriam muito bem-vindos por aqui. O Google é, indiscutivelmente, o buscador mais usado no mundo. Nos Estados Unidos, 65,4% de todas as buscas na web foram atendidas por algum site da empresa, aponta a comScore.
Essa liderança é explicada em grande parte pelos investimentos em inovações como o Instant Search, que colaboram para aprimorar os serviços de indexação e de apresentação de resultados. Curiosamente, vários desses recursos não estão disponíveis no canal de buscas google.com.br. Eis cinco deles:

1 - Google Instant

Lançado há pouco mais de uma semana, a apresentação de resultados enquanto o usuário digita as palavras na caixa de buscas já está funcionando nas páginas do Google da Alemanha, da Itálila, da Rússia, da França e obviamente na URL internacional, google.com.

2 - Something Different

Trata-se de palavras relacionadas à busca. Também localizada no rodapé da barra lateral esquerda nas páginas de resultados (Serps), essa opção oferece buscas por palavras que, na interpretação do Google, são relacionados ao termo originalmente buscado.
Por exemplo, em uma busca por "metal", o Something Different oferece resultados ligados ao "Aluminum", "Iron" e "Steel" , alumínio, ferro e aço, respectivamente.


3 - Google Shopping

A barra do lado esquerdo da página de resultados no canal .com, apresenta a opção "Shopping". Clicando nela, o internauta é apresentado a ofertas relacionadas ao termo buscado. O Shopping permite filtra as ofertas por custo de envio, preço, marca e por lojas.

4 - Related

O canal de notícias do Google.com.br funciona de maneira semelhante ao do .com. A diferença mais notável, porém, é a apresentação de uma lista de palavras-chave que foram consideradas pelo buscado na hora de realizar o agrupamento das notícias.
Sobre essa funcionalidade, a assessoria de imprensa da empresa informa que não existe previsão para o lançamento dessa função no canal de notícias do Brasil.



5 - Social

No Google.com, é exibida, na barra lateral, um filtro chamado "social". Se, ao aparecerem os resultados, o usuário acionar esse link, aparece uma relação de blogues e outras mídias sociais em que o internauta deixou algum "rastro". Ao procurar por uma marca de tênis e selecionar a opção "social", foi apresentado um post em um blog em que deixamos um comentário. Para tal funcionalidade, é necessário estar logado na conta do google (Gmail) na hora da pesquisa e na hora em que deixou um comentário nas redes sociais.

Crédito: IdgNow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...