Memes do filme "A Queda - As últimas horas de Hitler"


A Queda: As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang, título original em alemão), é um filme alemão, dramatizando os dias finais de Adolf Hitler e da Alemanha nazista em Março/Abril de 1945. Uma cena do filme, em que Hitler se lança em um discurso furioso quando finalmente percebe que a guerra está realmente perdida, tornou-se um um dos maiores memes da internet dos últimos tempos. Nessas paródias da cena do filme "A Queda", o áudio original da voz do ator que interpreta o Hittler, é mantida, mas novas legendas são adicionadas de forma que ele parece reagir em algum caso da cultura popular, política, etc.

Origem


A primeira paródia legendada conhecida do filme "A Queda" foi upado pelo usuário do Youtube DReaperF4, em 10 agosto de 2006 . Intitulado " Sim Heil : Der untersim" e legendado em espanhol, o vídeo mostra Hitler furioso com a falta de novidades no ensaio de demonstração Flight Simulator X da Microsoft. O vídeo original não está mais disponível. Veja abaixo uma das paródias mais populares do meme (em inglês):

Hitler Gets Banned from Xbox Live

  http://i2.ytimg.com/vi/-Kj9Uf3iLIE/default.jpg

É necessário assistir o vídeo direto no Youtube, já que a incorporação foi desativada. Este não é o vídeo original, já que este foi excluído do canal. Veja o porquê, mais adiante.

Diretor aprova
O diretor do filme, Oliver Hirschbiegel, falou positivamente sobre essas paródias em uma entrevista deste ano com a revista New York, dizendo que muitos deles são engraçados.
   
A companhia do filme desaprova
No entanto, Constantin Films assumiu uma visão " ambivalente" das paródias, e pediu que sites de vídeos removessem parte deles . Em 21 de abril de 2010 , os produtores iniciaram uma retirada maciça de paródias no YouTube. Abraham Foxman, diretor da Liga Anti-Difamação dos EUA, disse que a organização ficou "satisfeita".
"- Consideramos (os vídeos) ofensivos - disse - Acreditamos que eles transformam em algo trivial não só o Holocausto mas a Segunda Guerra Mundial. Hitler não é um personagem cômico."
Resposta:
"Esse tal de Abraham Foxman deve então proibir a comédia "O Grande Ditador(1936)", de Charlie Chaplin, já que 'Hitler não é um personagem cômico"! O interessante é que Chaplin era judeu e fez o filme para satirizar e ridicularizar Hitler e o nazismo."
Comentário interessante de anônimo no portal O Globo.

O blog Techcrunch comentou sobre a retirada dos vídeos: "A maioria dos memes da internet não chegam a esse nível". No entanto, tem havido um ressurgimento dos vídeos no site desde a retirada em massa. E muitos deles espalhados em outros sites de vídeos e compartilhamento de arquivos.
O meme se originou no Youtube em 2006 e até hoje é possível ver paródias do filme. Veja, por exemplo, Hitler reagindo sobre o CALA BOCA GALVAO:
   
Hitler reacts to CALA BOCA GALVAO - Hitler a Queda

Até hoje, seis anos depois de seu lançamento, é o segundo filme alemão mais vendido na Amazon.com. Há quem diga que o sucesso se deve ao meme. Cris Dias, considera o meme "o melhor viral de um filme". E realmente é.

Fontes: http://www.brainstorm9.com.br/diversos/estudio-retira-parodias-de-a-queda-do-youtube/
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2010/04/22/estudio-pediu-que-youtube-retirasse-do-ar-parodias-com-hitler-do-filme-queda-916407119.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_queda
Próxima Postagem Postagem Anterior
5 Comentários
  • Unknown
    Unknown 14/07/2010, 12:49

    teve varias versões ne...muito engraçado;;;;rsrsrs

  • Esther Saldanha
    Esther Saldanha 14/07/2010, 13:18

    Legal, eu ainda não vi o filme, deve ser bem interessante.
    As paródias ficaram hilariantes ^^

  • Unknown
    Unknown 14/07/2010, 13:20

    hahahaha demais essa parodia, eu ainda não vi o filme

  • Wander Shirukaya
    Wander Shirukaya 14/07/2010, 13:23

    A melhor parodia para mim, foi a com putafaltadesacanagem e a familia restart.

  • Gabriel Gomes
    Gabriel Gomes 14/07/2010, 14:41

    kkkkk

Adicionar Comentário
comment url