The Gimp: O "photoshop gratuito"


The GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens raster, e em menor escala também para desenho vetorial.

Atualmente no mercado há inúmeros softwares para o tratamento e edição de imagens profissionais, no entanto a maioria deles são pagos e geralmente muito caros. O Adobe Photoshop, por exemplo, o famoso editor de imagens profissionais, na sua versão mais recente, custa a bagatela de 699 dólares (1227 reais!). Por isso, Spencer Kimball e Peter Mattis, criaram o Gimp em 1995, como um projeto para a faculdade como uma alternativa livre ao Adobe Photoshop. O The Gimp foi criado originalmente para o Linux, mas ganhou uma versão para Windows. Gimp é código aberto e totalmente gratuito, ao contrário de seu concorrente. Embora seja grátis, ele não fica devendo nada aos programas mais famosos da categoria: são milhares de recursos, entre filtros e efeitos — capazes de fazer mágica com quaisquer imagens. Por isso, não é a toa que o Gimp é conhecido como o "Photoshop Gratuito".

O que significa Gimp?

A sigla GIMP originalmente significava General Image Manipulation Program; em 1997, foi mudado para GNU Image Manipulation Program. Ele é integrante oficial do Projeto GNU.

Mascote



Wilber é o mascote oficial do projeto GIMP. Wilber foi criado em 25 de Setembro de 1997 por Tuomas Kuosmanen, conhecido como "tigert". O mascote Wilber foi desenhado utilizando-se o próprio GIMP.

Inovação

O GIMP foi um dos pioneiros em relação a projetos de código aberto voltados a usuários finais. O GIMP foi a prova de que projetos de código aberto poderiam gerar produtos voltados a usuários finais, abrindo um precedente ao que levaria ao desenvolvimento de outros projetos voltados ao usuário desktop mercado como GNOME, KDE, Mozilla entre outros.

Características do Gimp

O GIMP possui os recursos para ser utilizado na criação ou manipulação de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos, logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando camadas, remover partes indesejadas e converter arquivos entre diferentes formatos de imagem digital. Assim como o uso interativo, o GIMP pode ser manipulado através de scripts. Existe suporte a Scheme (ScriptFu), Perl, Python, Tcl, Ruby, e programas capazes de executar comandos UNIX.

Outras características:
# Suporte completo ao canal alpha (transparência).
# Camadas e canais totalmente manipuláveis.
# Múltiplo desfazer/refazer, limitados apenas pelo espaço livre em disco.
# Camadas de texto editáveis.
# Ferramentas avançadas de transformação, seleção etc.
# Seleções e máscaras modeláveis.
# Suporta diversos formatos de imagens: BMP, GIF, JPEG, MNG, PCX, PDF, PNG, PS, PSD, SVG, TIFF, TGA, XPM e muito mais!
# Carrega, salva, exibe e converte vários formatos de arquivos.
# Salva/importa o caminho SVG.
Como se não bastasse apenas criar e editar imagens, também é possível gerar animações a partir do software.
GIMPshop

Criado por Scott Moschella, oGIMPshop é uma modificação livre e de código aberto do GIMP que visa emular a interface do Adobe Photoshop. O objetivo principal é fazer os usuários do Photoshop usarem o GIMP com mais facilidade. Baixe o Gimpshop na página oficial.

Novidades


Novos padrões de pincéis, modo de edição em tela cheia, removedor de olhos vermelhos, clone com perspectiva, suporte aos formato SVG (imagens vetoriais também suportadas pelo Inkscape), entre outros. A instalação está mais fácil, e, o modo de impressão, aprimorado. O editor possui uma suíte completa de ferramentas para a criação de imagens — tanto bitmaps quanto vetoriais — tais como: Brush, Pencil, Airbrush, Clone etc. Além dessas, possui um sistema de anti-aliasing (correção de serrilhado) de alta qualidade e uma poderosa ferramenta para aplicar efeitos de gradiente e mistura, permitindo aplicar efeitos incríveis em qualquer imagem. Suporta também a utilização de texturas e pincéis totalmente personalizáveis. Como se trata de um editor de imagens avançado, conta com uma série de recursos profissionais, de modo que os resultados obtidos satisfaçam, e muito, as suas expectativas.

O desempenho do GIMP é superior ao de seus principais concorrentes, com a possibilidade de abrir infinitas janelas simultaneamente. Ele utiliza a biblioteca GTK+ 2 como base para construção de sua interface, sendo necessário instalá-la previamente.

Posso usar os plugins do Photoshop no Gimp?

Sim, é possível utilizar plugins do Photoshop, através de um plugin conversor chamado pspi, além de ser possível utilizar ainda os plugins, filtros e pincéis próprios do GIMP. Assim como o uso interativo, o GIMP pode ser inserido em scripts e chamadas de sistemas em programas compilados. Para isso pode-se usar Scheme (ou ScriptFu), Perl, Python, Tcl, Ruby e outros programas capazes de executar comandos UNIX. Além disso, oferece suporte a mais de 100 plugins!

É possível seguir os tutorias do Photoshop no Gimp?

Devido às mudanças na interface, muitos tutoriais para o Photoshop podem ser seguidos a risca no GIMPshop, e muitos outros podem ser adaptados para o programa com um mínimo de esforço.

Para mais informações:
Você pode consultar a página oficial do Gimp (inglês) e também inúmeros blogs e sites brasileiros especializados no Gimp. Pode consultar o fórum do Gimp do BrasilComunidade Gimp do Brasil com informações, dicas e tutorias; no site Baixaki, existe inúmeros tutorias de fácil entendimento para iniciantes.

Se você quer ter experiência com Photoshop antes mesmo de usá-lo, treine com o Gimp.

É ótimo para amadores e profissionais, pois o conhecimento profundo de cada ferramenta depende diretamente do quanto você vai explorá-las! Devido a grande variedade de opções que o programa oferece, utilizar sua criatividade e conhecimento serão fundamentais para desvendar todas as suas funcionalidades. Agora você tem tudo e mais um pouco para a criar e tratar imagens profissionalmente e o melhor: sem pagar nada por isso!
(Site Baixaki)

Fontes: http://www.baixaki.com.br/download/the-gimp.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/GIMP
http://pt.wikipedia.org/wiki/GIMPshop
Próxima Postagem Postagem Anterior
8 Comentários
  • Thamyzinha Iwasaki
    Thamyzinha Iwasaki 21/06/2010, 17:39

    nossa parece ser um programa bem legal.
    é sempre bom e divertido editar algumas fotos e deixalas mais bonitas rsrs
    gostei vou atraz de baixar pra ver como é, boa dica^_^

    xau

  • Mauro Brondani
    Mauro Brondani 21/06/2010, 17:49

    Meu amigo.tenho o Gimp,mas tenho usado pouco,com seu post bateu a curiosidade,vou explorar um pouco mais essa ferramenta ,ver o resultado e fazer um post das imagens que eu vou manipular no Gimp!!!!
    valeu pelo toque!!
    abraço!!!

  • fabricio bezerra da guia
    fabricio bezerra da guia 21/06/2010, 17:52

    legal,talvez eu baixe.eu nuca mexi num programa desses

  • Macaco Pipi
    Macaco Pipi 21/06/2010, 17:57

    EU USO
    MUITO BOM MESMO
    LEVE

  • Anônimo
    Anônimo 21/06/2010, 18:14

    Bote fé, vou encomendar dois nas Casas Bahia q faz tudo em 17 vzs sem juros.

  • Fernando
    Fernando 21/06/2010, 18:26

    Gente! Será que é tudo isso, mesmo? Se for, nooossaaaaaa...muito loko! Vou correr atrás disso.

    Vlw pela dica!

    abs,
    seuanonimo.blogspot.com

  • Unknown
    Unknown 21/06/2010, 19:04

    Boa dica. Inclusive jaz usei ele, mto bom.

    http://estevespensando.blogspot.com/

  • Anônimo
    Anônimo 24/06/2010, 11:45

    Amo o GIMP, valeu pela dica =]

Adicionar Comentário
comment url