Copa do Mundo 2010: curiosidades sobre a vuvuzela

vuvuzela

Vuvuzela é uma corneta de cerca de um metro de comprimento, usualmente usada por torcedores em jogos de futebol na África do Sul. Tem som extremamente irritante e tem sido alvo de muitas controvérsias. Mas poucos sabem de alguns fatos e curiosidades sobre o instrumento, que coletei na internet:

Fatos que você não sabia sobre a vuvuzela


1. Apesar de suas ligações claras com a África do Sul e o fato de que a maioria do sul-africanos serem fãs do instrumento, a vuvuzela originou-se no México. 

2. Um homem de nome Freddie Maake, alega ter inventado a vuvuzela através da adaptação de uma versão de alumínio, já em 1965 a partir de uma buzina de bicicleta. 

3. O Makke acima produziu um álbum chamado "Vuvuzela Cellular". E possui dez longas faixas. 

4. A vuvuzela possui ruído semelhante ao de uma sirene ou ao de um elefante. 

5. As preocupações sobre o ruído da vuvuzela parecem ser bem claras. Um estádio cheio de vuvuzelas podem chegar até 130 decibéis - uma motoserra só pode chegar a "escassos" 100 Db. 

6. Danos de audição podem ocorrer em menos de 15 minutos. 

7. Pode ser perigosa para animais, visto que estes geralmente possuem uma audição mais sensível, podendo criar situações de pânico e terror neles.

8. Para as audiências fora do estádio, o som torna-se desgastante mentalmente, podendo atingir um ambiente quase hipnótico induzindo cansaço e/ou irritação. 

9. A FIFA procurou banir o uso da vuvuzela durante o Mundial de 2010 devido à preocupação do seu uso como arma e de que fosse utilizada como método de publicidade (autocolantes publicitários, por exemplo), porém, a SAFA (South African Football Association) defendeu o instrumento como uma parte essencial do futebol na África do Sul, e a FIFA decidiu permitir a sua utilização desde que não excedam 1 metro de comprimento. 

10. Podem espalhar gripes e resfriados.

11. A maior vuvuzela do mundo mede 35 metros de comprimento!
   
Hyundai Giant vuvuzela - the sound test


12. Comentadores de jogo, jogadores, treinadores, e mesmo as audiências em estádio e por televisão ou rádio tornaram-se oposto ao seu uso devido o seu som ininterrupto e extremamente alto, causando irritação entre os seus ouvintes e dificultando gravemente a comunicação entre jogadores e treinadores em campo. 

13. Conhecido também pelo nome "zulu" ou "lepatata" em Setsuana. 

14. Neil van Schalkwyk - sócio da principal fabricante de vuvuzelas - diz que a indústria de vuvuzela vale 50 milhões de rands (£ 44 milhões de libras esterlinas) na África do Sul e Europa. 

15. A origem do nome é controversa. Pode provir da palavra Zulu de "fazer barulho", ou de "vuvu" o som que o instrumento produz, ou de gírias locais relacionadas à palavra "chuveiro." 

16. Existe um aplicativo da vuvuzela para iPhone e Ipad chamada iVuvuzela.

Fontes: http://www.telegraph.co.uk/sport/football/world-cup-2010/news/7823645/World-Cup-2010-20-facts-about-the-vuvuzela.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vuvuzela
http://www.worldcupblog.org/world-cup-2010/the-giant-vuvuzela-from-hell.html
Próxima Postagem Postagem Anterior
2 Comentários
  • Hysteria Project
    Hysteria Project 15/06/2010, 00:42

    Nuoossa 35 metros... se uma de 1 metro já irrita kk

    anymay, o DR.pepper lançou a vuvuzela digital tbm XD

    www.hysteria-project.blogspot.com

  • Mr.Jones
    Mr.Jones 16/06/2010, 10:59

    Sabendo que pode transmitir gripes, nao vou mais permitir que cheguem perto de mim com essas coisas.
    ahahahah

Adicionar Comentário
comment url