segunda-feira, 28 de junho de 2010

"CALA BOCA GALVAO" - Cronologia do popular Trending Topic do twitter

O locutor esportivo mais conhecido do Brasil foi alvo da campanha "Cala boca Galvão" no twitter. A frase "Cala boca Galvão" era uma tirada que já circulava a anos. Mas há pouco mais de uma semana, contudo, ela ganhou o mundo.
Postada por usuários no Twitter, a frase "CALA BOCA GALVAO" - assim mesmo, em letras maiúsculas, sem vírgula e sem acento - virou mania e se manteve entre os dez "trending topics" mais comentados do serviço da internet durante toda a semana (de 10 de junho a 17 de junho).

Veja a Cronologia do "CALA BOCA GALVAO"

Dia 10 de Junho
130 000 (Número de vezes que a frase foi tuitada)
É a mensagem mais postada do dia no mundo todo, segundo o trending topics. O locutor apresenta a festa de abertura da Copa do Mundo, pela Rede Globo. No twitter, brasileiros inventam uma lorota para explicar a frase a estrangeiros: uma campanha para salvar um pássaro da extinção. "Cala boca" significaria "salve" e "Galvão", o nome da ave.

Dia 11/06
205 000
O blog do Wall Street Journal questiona o significado da frase em português.

Dia 12/06
130 000

Dia 13/06
205 000

Surge no Youtube, vídeo em inglês com legendas em português, sobre a "campanha": cada mensagem pelo twitter reverteria 10 centavos de dólar para um tal "Instituto Galvão". Pura sacanagem.
Tweet: " “Each tweet with CALA BOCA GALVAO generates a donation of US$0,10 cents to the Galvao Bird's Foundation. Help us, RT”

Dia 14/06
120 000

Globais como Pedro Bial, Luciano Huck e Fernanda Paes Leme começam a defender o locutor pela rede.

Dia 15/06
210 000

Em artigo, o jornal The New York Times explica que a história não passa de brincadeira.
Print Screen Cala boca Galvao
Na estreia do Brasil na Copa, uma faixa com o texto "Cala a boca Galvao" aparece no estádio Elliz Park e é exibida pela Globo antes de ser retirada pelos organizadores. O locutor enfim fala. Restringe-se a comentar o "salve o galvão". "Estou sério na campanha, hein?".

dia 16/06
90 000

A Globo nega que tenha mandado retirar a faixa do Ellis Park e garante que não boicotaria o movimento viral do twitter.

Dia 17/06
45 000
Embora o volume de mensagens seja menor, a frase volta a ser a mais postada do dia. Um site americano diz que usuários do twitter preparam um flash mob para o domingo: onde estiverem, pessoas de todo o mundo devem agitar os braços, imitando o "pássaro Galvão".

E de agora em diante, a campanha sempre aparece quando o Galvão Bueno narra qualquer jogo de futebol ou corrida de Fórmula 1.

Crédito: Vejaonline

3 comentários:

  1. Esse fato virou polêmica mesmo, mas sou super a favor da campanha! Rrsrssrsrs

    ResponderExcluir
  2. espero que com a eliminação do Brasil, o chato do Galvão volte pra casa. infelizmente, acho que isso não vai acontecer.

    ResponderExcluir
  3. Acho que nessa história toda o Galvão ainda saiu no lucro. Mostrou o quanto as pessoas se importam com ele, seja para o mal ou para o bem.
    Até mais...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...