domingo, 14 de junho de 2009

HTML 5 - A próxima geração do HTML

Atualmente estamos na versão html 4. Há dez anos atrás desde seu lançamento, nos anos 90. Espera-se seja liberada em 2010. Desde 2004, logo após um workshop feito pelo W3C, empresas como Apple,
Mozilla e Opera notaram que a direção do W3C estava se distanciando das
necessidades reais dos desenvolvedores atuais e estavam se afastando do
HTML.
Então em resposta, estas organizações e mais um bocado de desenvolvedores criaram a WHATWG (Web Hypertext Application Technology Working Group).


O principal destaque do html 5 é a possibilidade de agregar no código comando para áudio e vídeo.
Será incluído novos elementos:
section,article, aside, header,footer, nav, dialog,figure,audio e video, embed, mark, meter, progress,time, canvas, command,datagrid, details, datalist, keygen, bb,output ruby entre outros
As novas tags trazem funções interessantes de maneira nativa, excluindo a necessidade de embutir elementos externos nas páginas. Funções obtidas com o uso de Ajax, como os movimentos de arrastar-e-soltar itens de uma página, poderão ser chamadas direto do código HTML. Incrível não? Aplicações baseadas na web também serão mais ágeis, pois menos dados serão requisitados de servidores. O HTML 5 inclui a possibilidade de inserir APIs dentro do código. O acesso local às informações facilitará funções de cache, busca e o acesso off-line de serviços da web. O plugin Google Gears, por exemplo, já é compatível com HTML 5, assim como o Adobe Air. Mas o grande burburinho começou após a apresentação do novo Gmail para dispostivos móveis que já utiliza recursos do HTML5, como pode ser visto na apresentação do VP de engenharia do Google, Vic gundotra.
O código do html 5 será mais limpo. Uma mesma página escrita em HTML 5 será bem mais simples do que a em HTML 4. Para o desenvolvedor, ficará muito mais simples de programar. É possível ver uma comparação de uma página de um blog escrita nas duas versões da linguagem no site Hobo Web.
Neste site tem um exemplo da próxima geração HTML, parece flash ou silverligh embutido mas não, é puro e simples HTML 5. obs: só é corretamente visualizado com Firefox3+, Opera 10 e Google Chrome, Internet Explorer não funciona.

Links:
Documento da WHATWG sobre HTML 5
Shaped Techno kittens
HTML 5 a próxima cara da web
HTML 5 brevíssima introdução
Diferenças HTML5XHTML4

Um comentário:

  1. Como num manjo NADA de HTML, pra mim num faz diferença rs

    Mas, pelo que vi, pra quem manja, vai ser bem bacana, com bastante opções !

    Enfim, é isso, bacana teu blog.

    Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...